Quais os benefícios de um Scanner dental? Venha descobrir

Dentistas

Atualmente, muitas tecnologias vêm sendo incrementadas ao meio odontológico. Se compararmos a 10 anos atrás, muita coisa mudou e muita novidade vem sendo aplicada para oferecer ao paciente um diagnóstico mais preciso e também ter à disposição dele, procedimentos de alta qualidade.

 

Quando se trata em saúde bucal, temos muitos recursos tecnológicos interessantes e, acima de tudo, de altíssima utilidade. 

 

Nós contamos com o raio X panorâmico, a harmonização orofacial, os implantes dentários, as facetas dentais, e essa lista tranquilamente poderia seguir elencando muitas inovações tecnológicas que temos no mundo da odontologia hoje em dia. 

 

E falando em inovação, aqui vai um grande spoiler do assunto da nossa conversa de hoje: Scanner dental.

 

Você já ouviu falar nessa ferramenta super atual e que oferece um diagnóstico completo composto por imagens computadorizadas tridimensionais da sua boca e arcada dentária em geral? Se a sua resposta foi não, continua aqui comigo que trarei informações bem legais sobre ele.

O que é um Scanner Dental?

Esse scanner é um aparelho muito bacana que, em questão de minutos, é possível registrar toda a arcada dentária do paciente, tanto a arcada superior quanto a arcada inferior. 

 

Também é possível identificar a situação da gengiva e do palato do paciente, que podemos chamar também de tecido mole.

 

Todas essas fotos são transformadas em imagens computadorizadas tridimensionais, as bem conhecidas por nós, imagens 3D.

 

A partir dessas imagens 3D fornecidas pelo scanner, seu dentista fará uma avaliação mais precisa e conseguirá te encaminhar para o tratamento mais adequado para a sua situação.

Esse scanner dental veio não só para trazer um tratamento mais preciso, mas também para trazer mais conforto ao paciente.

 

Deixa eu te contar brevemente como é o método de moldagem convencional para você entender como o scanner dental veio para melhorar nossos procedimentos:

 

Em muitos casos, os dentistas utilizam o alginato, um material que deve ser misturado com água e colocado em uma moldeira e aí então colocado na boca do paciente para tirar esse molde dos dentes.

 

Depois disso é preciso esperar alguns minutos até que essa massinha endureça e aí o molde estará pronto. Talvez você já tenha passado por esse processo no dentista - era a única forma alguns anos atrás.

 

Em muitas vezes, esse processo de tiragem de molde pode trazer ao paciente enjoos e mal estar, pelo desconforto que é gerado.

 

Com o scanner, não é mais preciso usar essa massinha que acabamos de ver e o desconforto é eliminado.

 

Tudo é substituído pelo scanner. Uma praticidade e tanto, eu diria. Se o seu dentista preza pelo seu bem-estar, ele já tem um scanner para facilitar a sua vida.

Para que serve o escaneamento dental?

São diversos os usos do scanner, mas posso te dizer que o principal é substituir a moldeira de alginato - aquela que falamos há pouco.

 

Tanto a moldagem quanto o escaneamento dental são de alta utilidade em vários procedimentos odontológicos, quando é necessário o dentista analisar e estudar a situação da arcada dentária, bem como a boca em geral do paciente em questão.

 

Esses são alguns usos muito comuns do scanner dental:

 

  • Implantodontia, que é o conhecido implante dentário;

  • Ortodontia, muito usado em pacientes que terão que usar aparelho dentário;

  • Placas intra orais, que são muito utilizadas em tratamento de bruxismo;

  • E em próteses, onde o scanner auxilia muito na questão de confeccionar próteses fixas, removíveis ou próteses totais.

 

Ah, tem um uso muito legal também que é a fácil identificação de cáries dentárias no paciente, pois com o scanner dental é possível identificar e encontrar até aquela cárie de difícil visualização a olho nu. Legal né?

 

Através das imagens geradas pelo scanner vemos a localização exata da cárie, ou outra lesão existente, a presença de recessão gengival, e também a extensão dessa lesão. Tudo isso estará disponível com imagens de alta qualidade.

Como funciona o scanner?

Bom, ele é super fácil de usar. Ele é formado por uma câmera pequena que é coberta por um tubo fino, e ela rotaciona dentro da boca do paciente sem causar nenhum incômodo a ele.

 

Então a galera que sempre pergunta pro dentista: “Vai doer?” Não precisa ter essa preocupação, pois o scanner é totalmente indolor e não é necessário nenhum preparo prévio do paciente, é só agendar um horário e fazer esse exame avaliativo.

 

Durante o exame, o paciente pode ficar sentado, com uma certa inclinação na poltrona de atendimento do dentista ou até mesmo deitado, e em alguns minutos ele estará liberado do procedimento.

 

Depois de introduzir na boca, o scanner começa as filmagens de todas as partes da arcada dentária – superior e inferior - e da boca em geral, e envia essas filmagens para o computador com um software específico, imagens essas que são geradas através de pontos de luz que a câmera do scanner possui, e posteriormente o dentista faz essa avaliação. 

 

É possível também compartilhar essas imagens de forma online, com o fabricante responsável pela produção de alinhadores, por exemplo. Desse modo, pode haver a aceleração na produção dos alinhadores, o que vai diminuir também o tempo de espera do paciente para começar seu tratamento odontológico.

Principais vantagens de uma clínica possuir essa ferramenta

As melhores clínicas do mercado possuem o scanner dental por vários motivos, incluindo:

 

  • Facilidade no trabalho do dentista, pois ele apresenta ao seu paciente a previsibilidade de como o sorriso dele ficará após o tratamento feito;

  • É uma ótima ferramenta de venda, pois será um diferencial da clínica obter e oferecer para o paciente essa tecnologia de ponta;

  • Apresenta precisão nos procedimentos e elimina possíveis erros de trabalho;

  • O scanner traz praticidade e rapidez na captura das imagens;

  • É uma alternativa ótima para os pacientes que são inquietos e possuem dificuldade em permanecer sem se mexer por algum tempo;

  • Pensando no cliente, trará mais conforto para ele, uma vez que não será mais necessário o uso da moldeira convencional.

 

O resultado disso é a fidelização de um cliente satisfeito. Afinal. me responde aqui: quem não gostaria de saber como será o resultado do tratamento ortodôntico antes mesmo de iniciá-lo? 

 

Assim, o paciente também pode fazer a avaliação, para ver se o resultado atenderá as expectativas dele, e se para ele é benéfico também.

 

A maior parte da rede de Hospitais do Dente, OdontoTop, possuem o scanner dental, trazendo conforto e comodidade para nossos pacientes.

 

Ele traz conforto, pois o incômodo gerado pela moldura de alginato é substituído por um rápido e indolor conjunto de imagens em alta resolução que irá trazer resultados mais precisos. 

 

E traz comodidade, pois nosso paciente realiza esse e outros exames dentro da própria clínica, não é preciso deslocamento para outros lugares para realizar o exame de coleta de imagens.

 

E o melhor de tudo: aqui na OdontoTop esse exame é feito sem custos adicionais ao nosso paciente.

 

O scanner dental traz muitos pontos positivos tanto para as clínicas quanto para os pacientes, e acredito ter te convencido disso, certo?

 

Então finalizamos nosso bate papo aqui hoje e te agradeço mais uma vez pela boa companhia nessa conversa tão bacana e altamente tecnológica.

 

Nos vemos na próxima oportunidade.