Qual a importância do Raio X panorâmico? Clique e descubra

Dentistas

Sempre que você for em uma clínica odontológica completa e preparada para atender aos pacientes da melhor forma possível, certamente você terá contato com o Raio X panorâmico.

 

Em todos os Hospitais do Dente da rede OdontoTop, o exame com o raio x panorâmico é uma das primeiras providências quando o paciente chega - seja para uma avaliação de rotina ou para tratar de um problema específico. 

 

O Raio X panorâmico é um equipamento moderno que permite que o dentista veja qualquer pequeno problema nos seus dentes e assim, torna o tratamento muito mais eficaz, pois vai direto ao X da questão.

 

Quer entender mais sobre esse exame?

 

Então vamos lá:

Raio X panorâmico: o que é?

O raio X panorâmico pode também ser chamado de ortopantomografia ou radiografia panorâmica. É um equipamento de alta tecnologia, moderno e presente nas melhores clínicas odontológicas. 

Ele fica acondicionado em uma sala devidamente preparada para raio X e a clínica deve ter todas as ferramentas necessárias para um exame seguro como, por exemplo, aventais especiais para o momento do exame.

O resultado sai em poucos instantes.

A imagem revela todos os ossos da boca, suas articulações e todos os dentes - os que nasceram e os que ainda estão dentro da gengiva.

Se você ainda tem um dente do siso que não nasceu, por exemplo, ele será identificado através do raio X panorâmico. Se esse dente estiver em uma posição que possa comprometer os outros dentes, isso pode ser facilmente verificado e o dente pode ser removido antes mesmo de se tornar um problema.

Não é maravilhoso?

Em outras palavras, o raio X panorâmico é uma ótima ferramenta que auxilia o dentista a planejar melhor cada tratamento, proporcionando mais previsibilidade e tratamentos mais assertivos. Isso facilita a vida de todos: do dentista e do paciente.

O que pode ser verificado com o Raio X panorâmico?

O raio X panorâmico é extremamente importante na consulta do paciente e no planejamento do tratamento. Por isso mesmo, é uma das primeiras providências que devem ser tomadas quando um paciente chega.

 

Ele permite verificar uma diversidade de problemas e ter um panorama fiel da boca do paciente. Muita coisa não é identificada a olho nu, mas pode ser detectada com o raio x panorâmico.

Com o resultado do exame do Raio X panorâmico é possível:

  • Verificar a quantidade de dentes na boca e dentro dos maxilares, como dentes retidos, e identificar dentes ausentes;

  • Avaliar o contorno da mandíbula, a densidade óssea e a posição do canal de nervo dos dentes inferiores;

  • Verificar a quantidade de osso restante na doença periodontal;

  • Avaliar o tamanho e a forma dos ossos que formam as articulações temporomandibulares;

  • Avaliar os seios maxilares;

  • Avaliar a forma e tamanho das raízes dos dentes;

  • Verificar, de forma geral, a saúde dos dentes, identificando cáries e abscessos na raiz do dente;

  • Ver a posição exata dos dentes do siso antes de extraí-los;

  • Avaliar fraturas nos maxilares por traumatismos ou falta de dentes;

  • Verificar a presença de cistos e tumores nos maxilares.

O Raio X panorâmico também serve para avaliar os dentes permanentes que ainda estão se desenvolvendo em crianças e adolescentes, antes de começarem a aparecer.

É perigoso?

Quando o assunto é Raio X, salas preparadas e aventais protetores, muita gente já fica preocupada e se perguntando se é mesmo um exame seguro.

Mas a realidade é que o nível de radiação deste tipo de exame é muito baixo e não representa nenhum risco para a saúde do paciente. 

Além do mais, ele é extremamente rápido. Depois que o paciente é posicionado no equipamento, em questão de segundos ele capta a imagem e o exame está feito. Não causa nenhum tipo de dor, nem desconforto, e pode ser feito tanto adultos, como em crianças.

Passo a passo para fazer o raio X panorâmico

Para fazer o exame, não é preciso nenhum tipo de preparação prévia. Assim que o paciente chega para a primeira consulta, é encaminhado para a sala de Raio X e o procedimento é simples. Para que tenha sucesso, o paciente não pode se mover nem falar durante o procedimento:

  1. O paciente precisa tirar todos os objetos metálicos, como brincos, colares ou anéis;

  2. A auxiliar de saúde bucal vai ajudar o paciente a vestir o avental com chumbo para proteger o corpo da radiação;

  3. O paciente precisa colocar na boca um afastador de lábios, uma peça plástica para afastar os lábios dos dentes;

  4. O paciente é ​posicionado adequadamente, com o rosto encostado no equipamento;

  5. A máquina registra a imagem da boca.

  6. Pronto! Em poucos instantes o exame está feito.

Em poucos minutos o dentista já tem o resultado em mãos e pode fazer uma avaliação completa e detalhada da saúde bucal do paciente. Com isso, é possível planejar os tratamentos necessários para solução de problemas e passar orientações de tudo que o paciente deve fazer.

Todo mundo pode fazer o Raio X panorâmico?

Apesar de o Raio X panorâmico ser um exame totalmente seguro, com uma quantidade muito baixa de radiação, algumas pessoas devem tomar cuidados extras:

Mulheres grávidas devem informar o dentista sobre a gestação e a sobre a realização de outro raio X recente, para evitar o acúmulo de radiação. 

Pessoas com placas de metal no crânio também devem informar o dentista antes de fazer o exame.

Todos os Hospitais do Dente tem Raio X panorâmico 

Agora a gente já sabe como o Raio X panorâmico é útil e importante para o planejamento de um tratamento odontológico seguro e eficaz.

 

Mas se o paciente precisar sair da clínica odontológica para realizar esses exames extras, a praticidade fica comprometida. Ninguém quer ficar indo em vários lugares e marcando vários horários para ter um diagnóstico completo.

 

Por isso, todos os Hospitais do Dente OdontoTop tem Raio X panorâmico na sua própria estrutura, um grande aliado na hora de entregar o sorriso dos sonhos.

 

Clique aqui e encontre o Hospital do Dente mais próximo de você!