Entenda como a falta de um ou mais dentes pode prejudicar a sua saúde

Procedimentos

A falta de dentes também é conhecida como edentulismo. Hoje existem mais de 16 milhões de pessoas desdentadas no Brasil.

 

Antigamente, era comum que os dentistas extraíssem os dentes das pessoas, ao invés de tratá-los. Os hábitos de higiene bucal também não eram tão difundidos - poucas pessoas escovavam os dentes com uma frequência ideal, nem usavam fio dental e enxaguante bucal.

 

Isso teve consequências sérias.

 

De acordo com pesquisa do IBGE, 39 milhões de pessoas no Brasil usam dentaduras e uma em cada cinco dessas pessoas tem entre 25 e 44 anos. A mesma pesquisa mostra que 16 milhões de brasileiros não têm mais nenhum dente.

Veja o que mais foi levantado com a pesquisa do IBGE:

  • 52% das pessoas disseram que a falta de dentes comprometeu a aparência do rosto; 

  • 43% disseram que a perda de dentes atrapalha para namorar ou paquerar; 

  • 21% disseram que o problema já os impediu de fazer novos amigos;

  • 38% se sentem inseguros para ir a festas e eventos;

  • 41% das pessoas que perderam dentes têm dificuldade na pronúncia das palavras.

“Pessoas que perderam dentes passam por muitas dificuldades. Elas precisam de bons especialistas que as ajudem a encontrar uma boa solução, que devolva a qualidade de vida, o conforto e a autoestima. Ninguém merece viver sem os dentes e com as consequências que isso traz”, afirma Peterson Pasini Provensi, implantodontista da rede OdontoTop.

Entre as pessoas mais idosas o problema é ainda mais recorrente. 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos os dentes da boca.

A prevenção é o melhor remédio para a integridade dos dentes e a saúde bucal. Usar uma boa escova de dentes, escovar os dentes com frequência, usar fio dental, enxaguante bucal e fazer avaliação com o dentista a cada seis meses é o básico para qualquer pessoa que queira um sorriso bonito e saudável.

Mas e quando o problema já está instalado? E quando a pessoa já perdeu um ou mais dentes?

Quais as consequências da falta de dentes em adultos?

 

Quando um dente é perdido, independente da idade da pessoa, toda a estrutura da boca fica comprometida, trazendo consequências funcionais, estéticas e psicológicas. A capacidade de mastigação, por exemplo, fica reduzida, o que influencia na escolha de alimentos e pode causar déficit nutricional e, consequentemente, deixa o organismo mais propício para o desenvolvimento de outros problemas de saúde.

 

A falta do dente permanente também facilita o movimento indesejado dos outros dentes, provocando problemas e desajustes da mordida. A mordida “torta” pode ocasionar problemas ligados à articulação temporomandibular, identificada por ruídos quando se abre muito a boca.

 

A falta de um ou mais dentes permanentes pode provocar, ainda, dores de cabeça, nos ouvidos, tonturas, entre outras consequências desagradáveis.

 

Ou seja, os problemas causados pela falta de um ou mais dentes, vão muito além da estética. Mas não se pode negar o grande impacto emocional que isso causa, principalmente se o dente perdido está na frente, afetando o sorriso, a saúde, a autoestima, o trabalho e as relações interpessoais.

 

“A autoestima é um dos grandes motivos que trazem as pessoas aqui para a nossa clínica. As pessoas querem poder sorrir com segurança novamente, querem se sentir bem ao conversar com outras pessoas, ninguém quer se sentir envergonhado por causa de dentes faltando. Outro grande motivo que faz com que as pessoas busquem soluções para a falta de dentes é o conforto, principalmente na hora de mastigar. Comer é um dos grandes prazeres da vida, e a falta de dentes deixa esse ato tão simples, totalmente comprometido”, explica Taíse Hanzen, dentista e avaliadora do Hospital do Dente de Lages, em Santa Catarina.

Quais as melhores soluções para dentes permanentes perdidos?

 

A boa notícia para tudo isso é que a odontologia tem avançado muito e cada vez tem lançado mão de soluções melhores e mais confortáveis para os pacientes que querem acabar com o problema da falta de dentes.

Dentadura

 

Antigamente, a única solução era o uso de dentaduras. Apesar de ainda serem usadas como uma alternativa mais barata para a perda de dentes, as dentaduras já ficaram para trás quando o assunto é a satisfação do paciente.

 

Como elas cobrem o céu da boca, as dentaduras impedem que a pessoa sinta plenamente o sabor, a textura e a temperatura dos alimentos. Além disso, como não são fixas na boca, o paciente que usa dentadura não se sente seguro para mastigar e o prazer da comida fica comprometido. Com a sensação de que ela pode se soltar a qualquer momento, muitas pessoas ficam inseguras para conversar e para sorrir.

Implante dentário

 

O implante é feito por meio de uma cirurgia onde se instala um pino de titânio, que funciona como a raiz do dente, no osso da gengiva do paciente. Depois, os dentes substitutos são fixados nos pinos. O resultado é um sorriso totalmente novo, fixo, seguro e estável.

O implante dentário é um tratamento moderno e com excelentes resultados. Diferente da dentadura, o implante não cobre o céu da boca, por isso o paciente volta a sentir prazer em comer suas comidas preferidas. Além disso, pelo fato de ser fixo, as pessoas que fizeram implante voltam a ter um sorriso tão estável quanto o natural, fazendo com que se sintam seguras e elevando a autoestima às alturas.

Você perdeu um ou mais dentes? Procure ajuda!

Agora já está claro o quanto a perda de um ou mais dentes pode influenciar vários fatores na vida de uma pessoa, desde físicos, até emocionais.

 

A odontologia moderna oferece opções capazes de resolver esse problema, por isso você não precisa mais conviver com a falta de dentes.

 

Se você sofre com isso e sente dificuldade para comer, falar, se relacionar e se a sua saúde ou autoestima está abalada, você precisa e merece uma solução. Mantenha a higiene bucal em dia e procure um dentista para avaliar o seu caso. 

 

Agende uma avaliação no melhor dentista da cidade.