Harmonização orofacial: Como funciona, indicação e vantagens

Procedimentos

Tenho certeza que você já ouviu falar da harmonização orofacial, certo?

 

O processo estético facial queridinho dos famosos é o tópico da nossa conversa de hoje, então já pega um copo de água, se ajeita na cadeira que tenho muitas informações bacanas pra te passar. 

 

Mas antes de vermos todas essas informações, deixa eu te contar uma curiosidade: 

 

Você sabia que deve fazer a sua harmonização orofacial em um consultório odontológico? A odontologia e os processos estéticos andam lado a lado, cuidado da saúde e da beleza das pessoas, que estão cada vez mais interessadas em cuidar da aparência.

O que é a harmonização orofacial?

Entende-se por harmonização orofacial um conjunto de procedimentos que tem por objetivo oferecer um equilíbrio entre os dentes e o rosto do paciente, melhorando a funcionalidade dos dentes e também a aparência da face.

Como o procedimento é feito?

Primeiramente seu dentista irá fazer toda uma avaliação facial, levando em consideração as queixas do paciente e também toda a estrutura de seu rosto para oferecer a melhor técnica de harmonização orofacial ao paciente.

 

Talvez você associe a harmonização orofacial com a aplicação de toxina botulínica por ser a mais conhecida no mercado, mas acredite, temos várias outras possíveis técnicas.

 

Abaixo eu te mostro as principais:

1- Toxina Botulínica

A toxina botulínica, popular botox, tem como objetivo diminuir as rugas e linhas de expressão que, com o passar dos anos, começam a aparecer pelo nosso rosto. 

 

O botox tem a capacidade de travar os músculos da face e poder ser aplicado de forma preventiva, antes de as rugas aparecerem, retardando o seu aparecimento. Também pode ser usado em peles mais maduras, para suavizar rugas existentes.

 

Outra questão trabalhada com a aplicação do botox é a correção gengival, quando o paciente apresenta gengiva em excesso ao sorrir e, como conjunto, é possível fazer a assimetria da face.

 

Esse tratamento de harmonização orofacial é indolor e a aplicação costuma ser rápida.

2- Fios de sustentação

Nessa técnica, seu dentista vai fazer a aplicação de fios tensores no seu rosto, dando um up nos tecidos da face.

 

Esse procedimento regenera o colágeno da região onde for aplicado, pois esses fios de sustentação são formados de ácidos e de cones de fácil absorção pelo organismo.

 

Falando assim até parece que será feito um super corte no seu rosto né? Mas eu te trago boas notícias. Assim como na aplicação de botox, os fios de sustentação são injetados apenas com cânulas e também é uma técnica que não costuma demorar para ser realizada. 

 

O objetivo dessa técnica de harmonização orofacial é acabar com a indesejada flacidez e os fios são aplicados na região da mandíbula, pescoço, papada, sobrancelhas e contorno geral da face.

 

Para definir a aplicação, é preciso passar pela avaliação do seu dentista.

3- Bichectomia

Esse procedimento de harmonização orofacial também é muito usado. A bichectomia, em poucas palavras, é uma redução de gordura na região das maçãs das bochechas. 

 

Considerada uma simples cirurgia, o paciente que escolhe por esse procedimento tem uma recuperação rápida. O procedimento vem ganhando o coração das mulheres, pois a bichectomia alonga e afina o rosto, dando um aspecto mais magro para a paciente. 

 

A duração do procedimento é curta, o paciente não fica com nenhuma cicatriz exposta e o seu dentista irá fazer uma anestesia apenas local.

4- Preenchimento com ácido hialurônico

Você sabia que nós produzimos ácido hialurônico no nosso corpo? Pois sim, é verdade.

 

Mas, infelizmente, no processo de nosso envelhecimento natural essa produção cai, e por consequência temos o aparecimento de rugas e linhas de expressão pelo nosso rosto.

 

E é aí que entra o preenchimento usando ácido hialurônico, devolvendo hidratação e volume para a pele na região da aplicação. 

 

Outro procedimento rápido: em questão de 40 minutos, em média, você está liberado para ir pra casa.

Para quem é indicada a harmonização orofacial?

A harmonização orofacial é indicada para quem deseja ter um rosto mais harmônico, como o próprio nome diz, e ter uma estética bacana envolvendo os dentes, maxilar, gengiva, bochecha, lábios e outras regiões faciais. 

 

Mas para poder fazer uma harmonização orofacial, o paciente deve ter acima de 18 anos e ter feito uma avaliação prévia com o dentista que irá fazer o procedimento.

Qual é a diferença da harmonização facial e orofacial?

Essa é uma diferença super fácil de identificar, vem comigo:

 

Harmonização facial tem como principal objetivo, a estética do rosto, falando em rugas e linhas de expressão.

 

Harmonização orofacial também leva em consideração a estética, mas com um foco maior nos dentes, maxilares, boca e queixo.

 

Bem simples, você não concorda comigo?

Quais os benefícios da harmonização orofacial?

Os dois principais benefícios são: aumentar a qualidade de vida e melhorar a estética do rosto.

 

Ao falar em qualidade de vida temos a melhora na mastigação, a melhora do bruxismo e a possibilidade de alinhar a arcada dentária.

 

Na estética temos a possibilidade de ter novamente uma pele lisinha, sem rugas nem linhas de expressões. 

 

Sem falar que são procedimentos não invasivos e simples de serem feitos.

 

E, com toda a certeza, o paciente terá um grande aumento da sua autoestima.

Dentistas podem realizar o procedimento?

Sim, os procedimentos de harmonização devem ser feitos por dentistas.

 

O Conselho Federal de Odontologia reconheceu a harmonização orofacial como uma especialidade odontológica, então são os dentistas os profissionais recomendados para fazer procedimentos que envolvam a cavidade bucal, a musculatura e os tecidos da face.

Onde fazer uma harmonização orofacial?

Os Hospitais do Dente OdontoTop tem excelentes dentistas preparados para realizar harmonizações, além de toda a estrutura necessária para o procedimento seguro e eficaz, seja para uma melhor qualidade de vida ou melhora da estética do seu rosto - ou ambos, é claro.

Portanto, se você quer aumentar sua autoestima, melhorar seu sorriso e dar um upgrade na sua aparência, entre em contato agora mesmo para agendar seu horário na unidade OdontoTop mais próxima da sua casa.