Conheça as especialidades que existem na odontologia

04/09
Dentistas

Conheça as especialidades que existem na odontologia

A odontologia é uma profissão secular que vem evoluindo ao longo de centenas de anos. Com essa evolução e o interesse das pessoas por cuidarem dos seus dentes, o dentista geral começou a se especializar e a profissão ficou ramificada.

 

Dia após dia contamos com funções tecnológicas novas, novos tratamentos, novos dentistas e mais pessoas interessadas em ter um sorriso bonito e saudável.

 

Talvez você nem conheça todas as especialidades dentro da odontologia e, por isso, hoje eu trouxe nove especializações que estão em alta no mundo odontológico para que você entenda como funciona cada uma delas:

 

  1. Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais

  2. Harmonização Orofacial

  3. Implantodontia

  4. Odontopediatria

  5. Periodontia

  6. Ortodontia

  7. Endodontia

  8. Dentística

  9. Prótese

 

Se você gosta de ser uma pessoa informada, tem interesse na área odontológica ou quer saber qual profissional vai cuidar de algum problema bucal que você tem, fica aqui e acompanha a leitura:

Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais

Uma das especialidades da odontologia é a cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais. Esse profissional é conhecido como bucomaxilo, e é responsável por realizar cirurgia bucal e da região da face. Esse tipo de cirurgia, na maioria dos casos, é feita no próprio consultório do dentista.

 

A cirurgia é indicada em diversos casos, seja por um acidente onde o paciente precisa reconstituir uma parte da face, ou se ele perdeu um dente em uma queda ou batida; também, se apresenta problemas de desenvolvimento, ou quando o paciente precisa fazer implantes dentários e enxertos, por exemplo. 

 

Para um dentista ser um cirurgião bucomaxilofacial, ele precisa fazer uma pós-graduação na área com duração entre 2 e 3 anos. Apenas 5% dos dentistas são especialistas nessa área.

Harmonização orofacial 

Esse procedimento estético está super em alta e a procura por ele é constante. A harmonização orofacial consiste em oferecer ao paciente um equilíbrio da arcada dentária com seu rosto, melhorando a aparência da face e a funcionalidade dos dentes também.

Vale lembrar que a harmonização orofacial só pode ser realizada em um consultório com um profissional da odontologia.

As principais técnicas utilizadas em uma harmonização, são: 

  • Toxina botulínica - conhecido popularmente como botox;

  • Fios de sustentação; 

  • Bichectomia; 

  • Preenchimento com ácido hialurônico.

Esses procedimentos são relativamente rápidos e em questão de uma hora a harmonização orofacial estará feita. 

Dois pontos importantes e necessários antes do paciente fazer algum desses procedimentos: ter no mínimo 18 anos e ter feito uma avaliação prévia com o dentista responsável.

Implantodontia

Quando há a perda de um ou mais dentes naturais é possível ter eles de volta através de implantes dentários. Essa é mais uma área de destaque na odontologia. A implantodontia veio para substituir a dentadura e a prótese móvel - a popular dentadura - trazendo mais conforto ao paciente. 

Ao escolher esse procedimento, o paciente terá um pino implantado na parte óssea, ficando totalmente fixo, e após serão colocadas próteses (dentes) sobre esse pino, que ficará na parte externa e visível. 

A falta de dentes em uma pessoa traz malefícios consideráveis, como por exemplo: 

  • Dificuldade na mastigação de alimentos por não possuir todos os dentes;

  • Dificuldade na fala que, muitas vezes, acarreta em um bloqueio onde a pessoa evita conversar com outras pessoas, devido a sua dificuldade de comunicação;  

  • E sem falar na autoconfiança que também pode ser prejudicada. Pessoas que não possuem um ou mais dentes se sentem envergonhadas e até mesmo evitam a socialização com pessoas queridas. 

E é para resolver todos esses problemas que a implantodontia está no mercado da odontologia.

Odontopediatria

A especialidade da odontologia que é responsável por atender “mini pacientes” é chamada de odontopediatria. Ela abrange desde bebês até adolescentes, além de cuidar da saúde bucal da gestante durante o pré-natal. 

Essa é uma área importantíssima da odontologia, pois caso uma criança tenha uma experiência negativa com um dentista, essa experiência pode se tornar um trauma e a criança levará esse medo para a vida toda. 

Por isso, simpatia, bom humor, paciência e empatia, são características imprescindíveis em um profissional dessa área. Um odontopediatra terá que tratar possíveis cáries nas crianças - o público-alvo dos doces. 

Ele também acompanhará a transição dos dentes de leite para os dentes definitivos dos pequenos, fará a prevenção de problemas bucais em geral, entre outros procedimentos.

Periodontia

Seguindo com nossa lista de especialidades, também contamos com a periodontia, a área responsável pelo tratamento dos tecidos periodontais, que são os tecidos que envolvem e sustentam os dentes - a gengiva.

O periodontista trabalha com a prevenção, tratamento e diagnósticos de problemas que podem ocorrer na gengiva, ossos alveolares e também no ligamento periodontal.

Os casos mais comuns em que é necessário um tratamento periodontal são: 

  • Gengivite - uma inflamação da gengiva; 

  • Periodontite: considerada um estágio avançado da gengivite, é uma infecção por bactéria nos tecidos que envolvem os dentes. Se não for tratado pode ocorrer a perda do dente;

  • Periodontia estética: também é possível se beneficiar dessa especialidade se você quiser diminuir o tamanho da gengiva aparente ao sorrir, por exemplo. 

 Além de ter concluído a graduação de odontologia, é necessário possuir uma especialização em periodontia para estar capacitado a realizar esse trabalho.

Ortodontia

Se precisamos alinhar dentes tortos, ou que não se encaixam perfeitamente, ou até precisamos corrigir a posição inadequada dos ossos dos maxilares, é através da ortodontia que teremos nosso problema solucionado. 

Uma especialidade muito comum na odontologia, que trabalha de forma preventiva, interceptativa e corretiva. 

Preventiva

Nesse modo, como o próprio nome diz, há a intenção de evitar complicações no futuro, como dentes tortos e a má oclusão dentária. 

Interceptiva

Nessa situação é comum o tratamento de mordida cruzada, mordida aberta ou até mesmo mordida profunda, onde já é diagnosticada uma situação anormal na arcada dentária, e um tratamento específico é necessário. 

Corretiva

Podemos dizer que a ortodontia corretiva é a mais comum, quando o uso de aparelho ortodôntico é necessário para corrigir problemas, podendo o aparelho ser fixo ou removível. Aqui, o alinhamento dental e a oclusão serão corrigidos.

Endodontia

Talvez você pode não ter ouvido o termo endodontia, mas certamente já ouviu falar em tratamento de canal, não é mesmo? O endodontista é o especialista responsável pelo tratamento de canal.

Quando um paciente apresenta uma cárie profunda, um dente trincado ou lesionado é necessário fazer a remoção da polpa do dente, que é a parte que está doente, para tratar de vez esse incômodo. Os principais sintomas que o paciente apresenta são: dor e sensibilidade, área avermelhada, presença de pus, mau hálito e até dificuldade para abrir a boca. 

Para fazer o tratamento de canal o único incômodo que pode ser sentido é a aplicação da anestesia antes do procedimento. Após o procedimento não haverá mais dor, pois as terminações nervosas do dente doente serão retiradas também.

Dentística

A dentística tem como função tratar tanto a saúde bucal dos pacientes, bem como a estética dos dentes. 

  • Facetas: corrige defeitos de formação do dente; 

  • Remoção de cáries: retira a parte danificada e devolve saúde ao dente; 

  • Clareamento dental: melhora a coloração dos dentes, deixando-os mais clarinhos; 

  • Lentes de contato: sorriso harmonioso e branquinho, podendo melhorar problemas de oclusão. 

Mas claro, além da beleza, esses procedimentos trazem funcionalidades para as pessoas e cada vez mais esses procedimentos que integram a dentística vêm sendo procurados pelos inúmeros benefícios que trazem, devolvendo ao paciente qualidade de vida e autoestima.

Prótese

Uma alternativa para dentes perdidos é o uso de prótese dentária, podendo variar de prótese fixa e móvel. Em uma avaliação e conversa entre dentista e paciente, será encontrada a prótese perfeita para cada necessidade.

O uso de prótese auxilia na mastigação, respiração, eleva a autoestima e contribui para uma melhora na fala do paciente. Na teoria, a prótese e o implante cumprem um mesmo papel: devolver um ou mais dentes ao sorriso do paciente, e na prática temos uma diferença importante. 

O implante traz o dente de volta ao sorriso do paciente, chamado de coroa, juntamente com uma nova raiz para o dente. Já a prótese trará apenas a coroa do dente, que é a parte visível no sorriso da pessoa. 

Essa é uma ótima área de especialização dentro da odontologia, pois cada vez mais as pessoas estão valorizando e cuidando do seu sorriso.

Conclusão

Como pudemos ver, a odontologia abrange muitas áreas e especializações, e ela certamente tem a solução para qualquer problema bucal. 

Voce tem um problema bucal para resolver?

 

Procure o Hospital do Dente OdontoTop mais perto de você. Aqui, temos hospitais completos e profissionais de todas as especialidades para atender ao que você precisa!