Emprego para dentista: Mercado de trabalho e tendências

14/03
Dentistas

Emprego para dentista: Mercado de trabalho e tendências

Todos queremos um bom emprego, que nos traga realização pessoal e profissional, e se for para ajudar na saúde de outra pessoa? Melhor ainda né?! 

 

A área da saúde, aqui falando sobre odontologia, está crescendo cada vez mais em nosso país, pois a preocupação com a qualidade de vida e com um bom sorriso vem aumentando. 

 

Com as facilidades que a odontologia pode oferecer, está se formando uma demanda na procura de profissionais na área odontológica, e tenho dicas valiosas para você encontrar seu emprego para dentista. 

Me formei em odontologia. E agora?

  • Estágio concluído; 

  • TCC apresentado e aprovado; 

  • Formatura feita; 

  • Canudo em mãos! 

 

Agora é hora de arremangar o jaleco e encontrar o emprego para dentista perfeito para você. 

 

Talvez você já tenha definido qual especialidade você quer seguir na odontologia, e isso é ótimo, vá em frente; talvez você já tenha alguma ideia de qual área escolher, mas pode ser que ainda resta alguma dúvida de qual especialização você deseja trabalhar. 

 

Se o seu caso é a segunda opção, continue aqui comigo, que tem muita dica boa!

Como está o mercado de trabalho em odonto?

Atualmente, investir na odontologia é uma decisão ótima. 

 

Caso você esteja na fase de escolher qual graduação cursar e você tem uma predisposição para cuidar de outras pessoas, quer ajudá-las promovendo a qualidade de vida que elas buscam, então vale a pena cursar odontologia.

 

Em um futuro próximo, você pode se tornar um dentista renomado no mercado de trabalho.

 

O profissional de odontologia vem sendo cada vez mais necessário na vida das pessoas. Da saúde bucal até procedimentos estético-faciais, a gama de atendimentos é ampla na odontologia, então é muito provável que o seu emprego para dentista esteja listado aqui.  

4 especializações tendência na odontologia

Acredito que você vá concordar comigo nesse tópico: na graduação, você aprende muito sobre odontologia, mas se você quer ser destaque na sua área, especializações são necessárias, pois elas permitem que você seja um especialista em uma área específica dentro da odontologia.

 

Abaixo, te explicarei sobre 4 especializações que são tendência e te darão aquele emprego para dentista que você tanto procura. 

 

Veremos mais informações sobre as seguintes especializações: 

 

  • Otodontia;

  • Radiologia odontológica;

  • Odontologia estética;

  • Implantodontia.

 

Já pegou seu bloco de notas e canetas? Sim? Ótimo, vamos lá então!

Ortodontia

Essa é uma área odontológica que cresce bastante e atrai muitos dentistas. E não é para menos, a procura por um sorriso mais alinhado e bonito vem crescendo muito nos últimos tempos. 

 

Ah, tenho uma curiosidade pra te contar, que pode ser levada em consideração na sua escolha de emprego na área odontológica: você sabia que o Brasil está no ranking de países que mais se preocupam com a saúde bucal? 

 

Pois acredite e guarde essa informação com carinho.

 

A ortodontia vem com o intuito de:

 

  • Corrigir a posição dos dentes, o que influencia na qualidade de vida do paciente, melhorando até mesmo a respiração; 

  • Resolver problemas de mordida; 

  • Corrigir espaçamentos entre os dentes. 

 

São vários os problemas que você pode resolver na vida de um paciente, sendo um profissional ortodontista. 

 

Bom, ainda não te convenci nessa especialidade de emprego para dentista? Tudo bem, tenho mais três opções.

Radiologia odontológica

 

A radiologia odontológica é super importante para um diagnóstico mais preciso de um possível tratamento a ser feito no paciente. 

 

Essa é uma especialidade onde a tecnologia está muito presente, perfeita para um dentista que está sempre de olho nas tendências odontológicas. 

 

Com a radiologia, é possível identificar problemas que, a olho nú, não é possível.

 

Imagina comigo a seguinte situação: Seu paciente precisa fazer a extração dos dentes do siso, mas sem nenhum exame você não consegue identificar a posição da raiz desse dente, pois ela pode estar no lugar que deveria estar, ou um pouco inclinada. Saber disso é essencial para conduzir a cirurgia da melhor forma.

Odontologia estética

Foi-se o tempo que o dentista era responsável por somente fazer a higiene bucal, tratar possíveis problemas e também prevenir doenças bucais. Hoje o dentista também pode trazer beleza ao rosto do paciente.

 

  • Facetas de porcelana;

  • Botox;

  • Clareamento dental;

  • Correção da posição da gengiva;

  • Harmonização orofacial;

  • Bichectomia:

 

São apenas alguns exemplos de tratamentos dentro da odontologia estética. Essa especialidade traz tratamento bucal aliado com a melhora estética e também vem fazendo muito sucesso entre os dentistas e os pacientes, que estão à procura de um sorriso e rosto mais bonitos e harmônicos. 

Implantodontia

Uma ótima opção de emprego para dentista é a especialidade de implantodontia, ou melhor dizendo, as cirurgias de implante dentário.

 

Pontes e dentaduras móveis estão dando espaço para os implantes. Novamente falo em qualidade de vida, pois os implantes são feitos a partir de moldes que se encaixam direitinho entre os dentes, aumentando o conforto do paciente na mastigação dos alimentos. 

 

Os implantes são altamente recomendados em casos de perda do dente natural em algum acidente, por exemplo. 

 

A insatisfação com as pontes ou dentaduras móveis também podem ser um motivo para se fazer o implante dentário, caso a ponte não fique bem colocada, gerando desconforto e dor na hora da mastigação. O implante é fixado na mandíbula ou no maxilar do paciente, dente fixo vira sinônimo de boa mastigação.

Como encontrar emprego para dentista?

Se você está à procura de um emprego para dentista, é muito provável que você já passou pela fase dos estágios. O caminho mais curto pode ser entrar em contato com a clínica em que você realizou esse estágio, caso tenha feito um bom trabalho.

 

Como vimos no início da nossa conversa, o mercado de trabalho para dentistas está crescendo. 

 

Manter-se atualizado e fazer networking constante facilita muito esse processo de conseguir um bom trabalho.

 

Quase todas as cidades dispõem de um banco de empregos ou portais de trabalho, então com certeza vale a pena checar esses locais também.

Mantenha-se atualizado

Mercado odontológico aquecido é sinônimo de ótimas oportunidades de ganhar dinheiro, certo? Com toda a certeza é. Mas não basta só ficar na graduação para se tornar um profissional reconhecido. 

 

Não hesite e mantenha-se atualizado nas novidades que o ramo da odontologia trouxer para o mercado. 

 

Invista em conhecimento e ofereça um leque de tratamentos para seus pacientes, tudo em um só local.

 

Essa é uma ótima oportunidade de você fidelizar seus pacientes. Em um primeiro contato ele te procurará para uma simples limpeza dentária, mas se você puder oferecer outros tratamentos combinados, as chances dele voltar são maiores, pois o paciente já te conhece, frequentou seu ambiente anteriormente e confia no seu trabalho.

Faça networking constante

Aquele bom e velho networking, ou rede de contatos, se torna indispensável na busca de emprego para dentista. Conhecer as pessoas certas poderá facilitar muito a sua busca de emprego. 

 

É uma ótima ideia conversar com profissionais que já trabalham na área, pois as indicações podem ir aparecendo naturalmente. Se o mercado está aquecido, significa que as oportunidades também são disputadas e estar de olho nelas é essencial para não perder nenhuma chance. 

 

Então não meça esforços, afinal é de seu futuro profissional que estamos falando.

Pesquise vagas na internet

Se você usou a internet para pesquisa e encontrou esse texto que você está lendo nesse exato momento, por que não usá-la ainda mais ao seu favor e encontrar a sua vaga de emprego para dentista dos seus sonhos? 

 

E, lógico que eu não apenas te entregaria o ouro, mas a fonte riquíssima de vagas de emprego para dentista também. Dê uma olhada nesses sites: Catho, Indeed e LinkedIn. Ao entrar neles, com poucos cliques e buscas rápidas, você terá à sua disposição centenas de oportunidades de emprego. 

 

Certamente sua vaga estará lá apenas esperando o seu clique para ser preenchida.

Considerações finais

E se você realmente quer mudar o seu jogo e entrar para o mundo profissional da odontologia com força e pronto para se tornar a referência número 1 em odontologia na sua cidade e região, o caminho pode ser mais curto do que você imagina.

 

Você já pensou em ser dono da sua própria clínica odontológica? E se você pudesse ser dono não apenas de uma clínica odontológica qualquer, mas de um Hospital do Dente completo, equipado com as melhores tecnologias e preparado para atender a todas as especialidades dentro da odontologia? 

 

Se você quer entender mais sobre essa possibilidade, entre em contato com a OdontoTop e converse com um dos nossos especialistas. 

 

Aqui na OdontoTop também estamos de portas abertas para bons profissionais, assim como você. Se você quer ser um dentista acima da média, e super reconhecido no mercado, não hesite e entre em contato conosco.