Estágio em odontologia: Para que serve e como conseguir vaga?

02/03
Dentistas

Estágio em odontologia: Para que serve e como conseguir vaga?

Para alguns alunos esse é o momento mais esperado do curso de odontologia; para outros, o momento mais temido. Sim, querido estudante. Estou falando do estágio em odontologia.

 

Muitas dúvidas podem surgir nesse momento, como por exemplo: 

 

  • Onde consigo uma vaga de estágio? 

  • Como faço meu currículo? 

  • Quanto eu posso receber pelo meu trabalho? 

  • A partir de qual período eu consigo uma vaga?

 

Isso sem mencionar o nervosismo e ansiedade que você pode sentir ao iniciar as práticas odontológicas. Mas eu estou aqui para te tranquilizar: você estudou, se dedicou durante os períodos de curso e agora é só colocar em prática todos esses aprendizados.

 

Então estagiário, já pega seu bloco de notas e caneta para anotar todas as dicas e informações que eu tenho pra te passar para você tirar proveito ao máximo do seu estágio em odontologia.

Para que serve o estágio em odontologia?

O estágio em odontologia tem a função de colocar em prática todos os aprendizados que você adquiriu durante as aulas na faculdade.

 

Eu sei que você já fez aulas práticas durante as suas aulas de graduação, mas nesse estágio você vai vivenciar as práticas diárias de uma clínica odontológica, ter acesso a diferentes tipos de procedimentos e também vivenciar o comportamento do paciente que você atender.

 

Insegurança, medo e até crises de ansiedade podemos presenciar. Esse estágio será sempre supervisionado pelo dentista e ele te auxiliará em todos esses momentos.

 

Depois do estágio em odontologia, tenho certeza que você será um profissional muito mais seguro e com uma bagagem de experiência super ampla.

O estagiário em odontologia pode executar quais atividades?

No dia a dia em um consultório odontológico, há várias atividades que o estagiário realiza, dá uma olhadinha nessa lista:

 

  • Você fará a esterilização de materiais usados;

  • Fará a limpeza nos dentes dos pacientes;

  • Preencherá a documentação do paciente, bem como fará a anamnese (o diálogo que você terá com ele para descobrir as queixas do paciente e melhor atendê-lo;

  • Além da limpeza, você poderá fazer outros procedimentos simples, como fazer restaurações e aplicar anestesia;

  • Você irá auxiliar seu dentista supervisor e participar de procedimentos cirúrgicos;

  • E até mesmo você poderá fazer a confecção de próteses.

Essas são só algumas situações, durante o estágio em odontologia seu supervisor te dará outras coordenadas de atividades a serem feitas.

Em qual semestre de odontologia o aluno pode estagiar?

Se você já está no 5° período da sua faculdade de odonto, eu trago boas notícias: a partir desse período você pode começar a realizar seus estágios extra curriculares supervisionados!

 

Sobre a carga horária a ser cumprida, você precisa checar na sua instituição de ensino, pois essa carga horária deve ser compatível com as atividades da faculdade.

Contrato para estágio em odontologia: Como funciona?

O contrato do estágio em odontologia não tem vínculo empregatício, isso quer dizer que não será assinada a sua carteira de trabalho e, por consequência, o estagiário não terá direito aos benefícios que o CLT tem a oferecer.

 

A contratação do estagiário é feita por meio de um termo de compromisso que a empresa contratante, o estudante e a instituição de ensino irão assinar.

 

Nesse termo são definidas as atividades que o estudante irá realizar, o que deve ser compatível com as atividades que ele de fato fizer na clínica e também deve ser compatível com as matérias que ele já estudou na faculdade.

 

A carga horária geralmente é de 30 horas por semana, mas essas horas não podem interferir nas práticas que o estagiário tenha em sala, por isso a duração do seu estágio irá variar de acordo com as aulas na faculdade, lembra que te falei sobre isso antes?!

 

Depois do período mínimo de estágio feito, se for de comum acordo entre estagiário e supervisor, o contrato de trabalho poderá ser renovado para mais tempo, sendo no máximo dois anos. Isso aumentará a experiência do futuro odontologista e aumentará a possibilidade de fazer networking – te falarei mais sobre isso logo abaixo.

Qual o salário de um estagiário de odontologia?

É raro, mas pode acontecer do estágio obrigatório não ser remunerado. Nesse caso, o estagiário recebe uma bolsa-auxílio, que pode conter: vale transporte, férias proporcionais com o tempo trabalhado e até seguro contra acidentes pessoais.

 

Quando o estágio em odontologia for remunerado, o valor que o estudante pode receber é de R$ 982,00 – de acordo com o site Vagas.

 

Mas dependendo da região que o estudante irá trabalhar e até a experiência que ele tiver, esse valor pode chegar até R$1.906,00.

Como e onde conseguir um estágio em odonto?

Antes de procurarmos um bom estágio em sites na internet, é importante sabermos algumas coisas que podem parecer bobas, mas farão toda a diferença no seu desempenho do estágio.

 

O autoconhecimento é importantíssimo. 

 

Saber o que você gosta e não gosta é decisivo nesse momento. Se você adora crianças e consegue lidar bem com elas, a Odontologia Pediátrica pode ser ótima pra você; mas se você não tem esse feeling para lidar com as crianças e escolher o estágio nessa área, a sua frustração pode ser grande.

 

Claro que nem sempre é possível fazer essas escolhas mas, se possível, procure clínicas que atendem os casos que você gostaria de atender, garanto que você irá aproveitar muito mais e ter um bom desempenho. 

 

Pode confiar em mim.

 

Se você quer ser visto e conhecido por ter sido um bom estagiário, estar atento às novidades na área odontológica é muito importante. Sabemos que a tecnologia e a odontologia caminham lado a lado. 

 

Então pesquise, busque informações, faça perguntas ao seu dentista supervisor. Isso é ser proativo - e faz toda a diferença.

 

Sobre onde conseguir um estágio, primeiramente esteja preparado, faça um bom currículo com informações organizadas e claras. Um currículo bem elaborado vai destacar você dos outros concorrentes. Fica aqui comigo que vou te ensinar a fazer um currículo top.

 

Depois do currículo feito, mostrarei sites incríveis para você encontrar seu estágio em odontologia perfeito. 

 

Estamos quase lá!

Faça um bom networking

Tenho certeza que você já ouviu o termo “networking”, certo? Ele vem do inglês e significa “rede de contatos”. Mas você deve estar se perguntando: “Por que ele é importante para o meu estágio?”

 

É simples: o mercado está disputado, e conhecer pessoas certas te ajudará a encontrar um bom estágio em odontologia e um bom emprego, futuramente.

 

Por isso, sempre converse com seus professores e fique atento aos anúncios da sua faculdade, pois muitas vezes as clínicas procuram as faculdades em busca de bons estagiários e em uma dessas, você garante seu tão esperado estágio.

 

E se você tiver contato com algum dentista ou saiba de alguém que conhece um dentista, vá atrás e inicie aquele networking que poderá trazer um estágio. Novamente, seja proativo e fique de olho nas boas oportunidades.

Elabore um bom currículo

Prometi as dicas de um bom currículo, e aqui estou com elas, leia, anote e aproveite-as muito bem:

 

  • Sempre utilize linguagem formal. Nada de gírias;

  • Use somente um tipo de fonte em todo o currículo, apenas destaque subtítulos com um número maior da fonte usada;

  • Já que falamos em fonte, você pode utilizar a Arial, uma das mais usadas em currículos;

  • Tenha um e-mail profissional para enviar seu currículo, que contenha seu nome, sem muitos números e elementos;

  • Jamais minta sobre suas informações pessoais e experiência profissional;

  • Cuide para que haja coerência nas suas informações;

  • Revise seu currículo a fim de identificar possíveis erros gramaticais; pedir para que alguém leia também é uma boa pedida.

 

Veja os tópicos que você pode adicionar ao seu currículo:

 

  • Dados pessoais: nome completo, endereço, telefone, e-mail, data de nascimento, entre outras;

  • Objetivo: porque está se candidatando a essa vaga de estágio e qual sua pretensão com esse estágio. 5 linhas para esse parágrafo são suficientes.

  • Experiência laboral: caso você já tenha feito outro estágio, aqui você preenche com as informações, como carga horária, quando e onde você fez;

  • Formação acadêmica: em ordem cronológica você vai informar quais cursos você já fez – ou está fazendo – incluindo o nome da instituição. Cursos de idioma, de informática, cursos complementares e iniciação científica, são alguns exemplos;

  • Habilidades: pense nas áreas que você mais tem facilidade na faculdade e especifique aqui. As matérias que você mais gosta, projetos de pesquisa, a participação em eventos científicos, destaque acadêmico e premiações, por exemplo.

Pesquise oportunidades em sites na internet

Não deixe de verificar os portais locais de trabalho, pois quase todas as cidades têm banco de empregos.

 

A internet está aí para utilizarmos da melhor forma possível. Usamos para ouvir aquela música que adoramos, assistir algum vídeo, estudar e também para encontrar vagas de estágio em odontologia.

 

Os sites Vagas, Estagiários e Catho são referências para encontrar boas oportunidades de estágio, não deixe de visitá-los. Talvez sua vaga já esteja lá prontinha te esperando.

 

E se você é um dentista que realmente quer fazer a diferença, entre em contato com as unidades do Hospital do Dente. Sempre temos as portas abertas para bons profissionais!

Espero ter ajudado você nessa fase tão importante da sua vida acadêmica. 

Tenha um ótimo estágio!