Dentista: leia isto antes de abrir o seu consultório odontológico

17/05
Franquia Odontológica

Dentista: leia isto antes de abrir o seu consultório odontológico

Se você se formou há pouco tempo, é natural que ainda não tenha se estabelecido como dentista. Também é natural que você tenha o desejo de ter o seu próprio consultório odontológico, principalmente se você tem uma veia empreendedora.

 

Abrir um consultório odontológico é o sonho de muitos recém formados em odontologia. Mas a verdade é que nem sempre é fácil abrir a sua clínica. Ou, melhor dizendo, quase nunca é fácil abrir um negócio.

 

Empreender exige uma dose extra de esforço, conhecimento, investimento, pé no chão e cuidados. Quanto a gente fala sobre saúde então, nem se fala. No caso da odontologia, você lida com a saúde das pessoas e também com a autoestima delas. Ou seja, você tem elementos muito importantes nas suas mãos.

 

Afinal, o que é preciso para abrir um consultório odontológico? Mais importante, o que é importante fazer ANTES de pensar em abrir o seu próprio negócio como dentista?

 

Para facilitar a sua vida profissional, eu preparei uma lista com os itens mais importantes nesse quesito. Tudo que você não pode deixar de analisar enquanto sonha com seu consultório odontológico e tudo que você precisa saber sobre esse assunto.

1. Trace suas metas

 

Você já deve saber: nem tudo são flores.

 

Mas quando você começa a pensar sobre empreender com seu consultório odontológico, uma das etapas iniciais também é uma das mais divertidas. É, justamente, sonhar. Pense sobre seus objetivos e sobre como você quer estar, profissionalmente, daqui a 1, 5 e 10 anos. 

 

Trace suas metas de forma analítica e realista:

 

  • Como você quer que sua clínica seja?

  • Qual especialização você vai seguir?

  • Em quanto tempo você pretende ter seu consultório odontológico montado?

  • Qual sua projeção para ele daqui a 5 anos?

  • Você terá auxiliares?

  • Você pretende abrir filiais?

 

Bem, estes são apenas alguns exemplos do que você poderia colocar na sua lista de sonhos e metas. Mas sinta-se à vontade para incluir o que você quiser. Não existe nenhuma lista pré-determinada aqui. Sonhe. E trace suas metas realistas.

2. Analise o mercado

 

Depois de pensar nos seus objetivos profissionais a curto, médio e longo prazo, você precisa começar a pensar na parte prática. Mais do que pensar: pensar em fazer uma análise de mercado. Essa etapa é essencial para garantir que você invista em um consultório odontológico rentável.

 

Observe consultórios do seu bairro e da sua cidade. Visite as redes sociais de dentistas que tenham um consultório odontológico e veja o que eles estão fazendo. E, principalmente, analise as pessoas, todos são potenciais clientes. O que eles querem? O que eles precisam? Pelo que eles estão procurando quando vão ao dentista?

 

Faça uma lista da sua análise, respondendo a perguntas como:

 

  • Quantos consultórios odontológicos funcionam no bairro ou na cidade?

  • Há espaço para mais um consultório?

  • O que as pessoas têm buscado em uma clínica odontológica?

  • O que os dentistas estão fazendo que dá certo, e que você pode fazer também?

  • O que as pessoas estão procurando e os dentistas não estão oferecendo, mas que você pode oferecer?

  • Quais poderiam ser os diferenciais do seu consultório odontológico?

  • Você identificou alguma localização com carência de clínicas?

 

Novamente, essas são apenas sugestões das perguntas que você pode se fazer enquanto analisa o mercado. Fazer essa análise significa que você não abrirá um negócio de olhos fechados, contando com a sorte, mas estará preparado para o mercado.

3. Faça um plano de negócios

 

Enquanto você começa a estruturar a criação da sua clínica, é imprescindível que também comece a fazer o seu plano de negócios. Ele é essencial e serve como um guia que engloba todos os pontos importantes a serem considerados antes, durante e depois da abertura da sua empresa.

 

Com o plano de negócios, você coloca no papel tudo o que pretende implementar no seu consultório odontológico, quais os pontos fortes e fracos, quais são os seus concorrentes, os possíveis fornecedores e muitos outros pontos importantes aos quais você precisa se atentar.

 

Abrir um negócio sempre envolve alguns riscos. O plano de negócios não acaba com todos esses riscos, mas diminui a incidência de erros fáceis de serem evitados com planejamento.

 

As três principais funções de um plano de negócios são:

 

  1. Planejamento: você vai avaliar a implantação do seu consultório odontológico sob aspectos mercadológicos, financeiros e jurídicos;

  2. Diagnóstico: você vai traçar a evolução da empresa, avaliando se o que foi previsto está em execução. Ou seja, o plano de negócios não morre quando você abre a empresa;

  3. Captação de recursos: é um documento que oferece um panorama geral do seu negócio, por isso pode ser apresentado quando for necessário buscar capital para investimentos.

 

4. Decida que tipo de serviços você vai oferecer

 

Até aqui você já terá traçado suas metas, uma análise do mercado estará nas suas mãos mostrando um panorama da realidade dos consultórios odontológicos existentes e seu plano de negócios já precisa estar sendo estruturado.

 

Com todas as informações que você conseguiu levantar já é possível decidir que tipo de serviço é o mais requisitado. Escolha uma (ou mais) entre as tantas especialidades dentro da odontologia, como:

 

  • Endodontia;

  • Ortodontia;

  • Prótese dentária;

  • Radiologia;

  • Traumatologia buco-maxilo-facial;

  • Odontopediatria;

  • Implantodontia.

 

Ao definir quais serviços você vai oferecer, também define o perfil do seu público alvo. Clientes que buscam por tratamento em ortodontia, por exemplo, tem um perfil bem diferente dos que querem colocar próteses dentárias.

 

Você não precisa, necessariamente, escolher apenas uma especialidade. Mas precisa ter estratégias para atingir todos os públicos que pretende atender.

5. Localização do consultório

 

Nesse ponto você também terá mais clareza sobre qual a localização ideal para o seu consultório odontológico. É possível que o local ideal não seja no bairro onde você pretendia abrir - ou nem mesmo na sua cidade.

 

A localização do consultório odontológico é muito importante e toda a análise deve ser levada em conta para tomar essa decisão. Tudo vai influenciar aqui: a concorrência, os serviços que você pretende oferecer, o perfil do público-alvo e diversos outros fatores.

 

Para definir o ponto exato onde seu consultório odontológico irá funcionar, leve em consideração a segurança da rua, a facilidade em estacionar, acessibilidade, necessidade de reformas ou adaptações e investimento necessário para adequar o espaço.

5. Preste atenção às exigências legais

 

Fique atento a todos os detalhes da legislação que regula a abertura de clínicas odontológicas para evitar multas e pendências legais. Quando se trata de saúde, esse assunto é ainda mais sério do que em qualquer outra área. Dependendo do caso, sua clínica pode até mesmo ser fechada.

 

Isso, certamente, causa uma mancha na reputação da sua marca, algo muito difícil de ser solucionado. Com o objetivo de manter o padrão de qualidade e segurança, o principal órgão regulador das normas sanitárias e de higiene é a vigilância sanitária, de acordo com a lei RDC/Anvisa nº 50, de 2002.

 

Você também precisa ficar atento ao que diz a RDC/Anvisa nº 306, de 2004, que regulamenta a coleta de resíduos. Ainda, se sua clínica trabalhar com radiologia, veja a Portaria SVS/MS nº 453, de 1998.

Conclusão

 

Montar o seu próprio consultório odontológico é um sonho que pode se tornar realidade. Mas é preciso que haja muita análise envolvida para que esse sonho não se torne um pesadelo.

 

Não basta contar com a sorte e iniciar o seu negócio sem planejamento e estudo de mercado, sem definir estratégias de implantação e sem pensar em como conseguir pacientes. E ainda mais: definir quais são os pacientes que você quer atrair.

 

Abrir qualquer negócio requer esse esforço e a etapa de planejamento tático. Com um consultório odontológico não poderia ser diferente, principalmente se levarmos em consideração a quantidade de concorrência que existe em todo lugar.

 

Agora, se você quer abrir seu consultório mas não quer passar todos esses passos - pelo menos não sozinho - existe uma alternativa interessante, lucrativa e segura: investir em uma franquia odontológica

 

Uma das grandes vantagens de fazer parte de uma franquia odontológica é que você já começa o seu negócio com um nome forte e com muito menos risco de mercado. De fato, uma franquia tem 10 vezes mais chance de dar certo do que uma clínica odontológica independente.

 

Quer entender como funciona uma franquia de clínica odontológica? Entre em contato com um especialista em franquias do Hospital do dente e tire todas as suas dúvidas.