Franquia odontológica: Quanto ganha um franqueado?

24/05
Franquia Odontológica

Tem interesse em ter uma franquia odontológica mas não sabe quanto você pode ganhar? Aqui você entende tudo sobre o quanto ganha um franqueado.

Franquia odontológica: Quanto ganha um franqueado?

Investir em uma boa franquia odontológica pode ser um dos melhores caminhos que um dentista pode tomar. Aliás, mesmo que você não seja dentista, e tenha um perfil investidor e empreendedor, ainda assim pode investir em uma franquia odontológica.

 

Mas abrir um negócio é sempre um grande passo e envolve uma soma considerável de dinheiro. Por isso mesmo sempre existe o questionamento: afinal, quanto ganha um franqueado?

 

Em primeiro lugar, é preciso dizer que, quando você conversar com uma franqueadora, ela já vai fornecer esse tipo de dado com base em todas as outras unidades instaladas. A franqueadora consegue tirar dúvidas como valor do investimento, prazo de retorno do investimento e expectativa de ganho do franqueado.

 

Mesmo assim, hoje eu vou ajudar você a entender:

 

Afinal, quanto você pode ganhar sendo proprietário de uma franquia odontológica?

Quanto ganha um franqueado?

 

É importante destacar que a rentabilidade de qualquer negócio depende de diversos fatores como, por exemplo, em qual cidade ela está funcionando, qual é o público que o negócio atende e qual é a estrutura de atendimento.

 

Além do mais, depende muito de como o negócio é administrado.

 

É claro que quando você investe em uma franquia, você tem a vantagem de não estar sozinho no seu negócio. A franqueadora vai auxiliar em todo o processo, tanto de implantação quanto de administração ao longo de toda a trajetória da sua unidade de franquia odontológica.

 

Ou seja, diferente de uma clínica independente, suas decisões serão todas respaldadas pela franqueadora, e tomadas de acordo com um histórico de sucesso de outras unidades.

 

Mesmo assim, a franqueadora não vai fazer todo o trabalho por você. Ainda é preciso que o negócio seja bem administrado, com gestão de custos, bom atendimento e contratação de bons profissionais para formar a equipe, apenas para citar alguns exemplos do que pode influenciar no ganho do franqueado.

Quanto rende uma franquia por mês?

 

Antes de falar mais sobre ganhos do dono da franquia e de quanto uma franquia odontológica pode render, é preciso definir alguns pontos. Você precisa entender todos os termos que envolvem a lucratividade de uma empresa.

 

Afinal, faturamento, lucro e pró-labore são diferentes e pode ser que você tenha uma visão equivocada sobre os ganhos, se não tiver domínio sobre cada uma dessas nomenclaturas.

 

Você vai ter acesso a, por exemplo, o faturamento médio mensal da franquia antes mesmo de assinar o contrato que vai tornar você dono de uma franquia odontológica.

 

Isso porque a franqueadora já tem várias unidades espalhadas em diferentes cidades e, assim, consegue informar um faturamento médio mensal. Porém, esse valor não pode ser levado ao pé da letra. É uma média das franquias existentes.

 

Muitos fatores vão influenciar no faturamento da sua unidade: tempo de funcionamento, tamanho da cidade, qualidade da gestão, qualidade dos serviços, entre muitos outros. Ou seja, o faturamento médio mensal informado pela franqueadora é apenas uma base - e também uma projeção de onde uma franquia bem administrada pode chegar.

 

Mas afinal das contas:

O que é o faturamento?

 

Vamos supor que, na sua franquia, você atender 30 clientes por dia e esses serviços somem, em média, 18.000,00 ao final do dia. Ao longo dos 20 dias de funcionamento da unidade no mês, você terá faturado 360.000,00.

 

360 mil reais, então, é o seu faturamento bruto mensal.

 

Em outras palavras, faturamento é o quanto sua empresa rende em dinheiro por todos os serviços prestados no mês. O faturamento da sua franquia odontológica não significa o seu ganho. Afinal, ainda precisamos descontar impostos, aluguel, água, luz, salários e todas as demais despesas que precisam ser pagas no mês.

 

Em linhas gerais, depois de calcular quanto a franquia odontológica fatura e descontar todas as despesas mensais, chegamos a um segundo número: o lucro.

O lucro de uma franquia odontológica



O lucro da franquia odontológica é o que sobra depois de pagar as contas. No caso de uma franquia, também é preciso descontar do faturamento a taxa da franquia. A taxa da franquia é um valor cobrado mensalmente pelo franqueador, sobre o faturamento de cada unidade.

 

Antes de se tornar dono de uma franquia odontológica, é bem possível que você também tenha acesso a dados como a lucratividade mensal de uma unidade. Dessa forma, você já consegue ter uma ideia de qual será o seu lucro mensal.

 

Porém, da mesma forma que acontece com o faturamento, o lucro é apenas uma estimativa e depende de diversos fatores.

 

Então o lucro é o valor que o dono daquela unidade vai ganhar por mês? Não, ainda não.

O que é o pró-labore?

 

Vamos voltar uma casa.

 

Em uma linguagem bem simplista, o lucro é o que sobra do faturamento depois que se paga todas as contas do mês.

 

E os salários fazem parte das contas do mês. O pró-labore é, justamente, o salário do dono da unidade da franquia odontológica, ou seja, o quanto você vai ganhar. Se você quer ter uma empresa saudável, financeiramente estável e estar preparado para investir e crescer, esse é o caminho correto.

 

Você não pode pagar a si mesmo com todo o lucro da empresa. Nem mesmo com uma porcentagem alta demais, e deixar a empresa descapitalizada. Se você quer continuar crescendo e ganhar cada vez mais, boa parte do lucro precisa ser reinvestida.

 

Você vai precisar reinvestir em, por exemplo:

 

  • Contratação de novos profissionais;

  • Compra de novos e melhores equipamentos;

  • Ampliação do espaço;

  • Melhora no conforto dos pacientes;

  • Publicidade;

  • Captação de mais pacientes.

 

Não se preocupe se você não tem ideia de como fazer todos os cálculos e colocar tudo isso em prática. Essa é uma das grandes vantagens de fazer parte de uma franquia: a franqueadora acompanha seus passos, ajuda na tomada de todas as decisões.

Como ganhar cada vez mais com sua franquia odontológica?

 

Até aqui, acredito que já tenha ficado mais claro para você como funcionam os rendimentos de uma empresa. Não importa se você seja dono de uma franquia ou de uma clínica independente, essas premissas básicas serão as mesmas:

 

  • Faturamento;

  • Lucro;

  • Pró-labore;

  • Reinvestimento;

  • Crescimento.

 

A principal diferença de uma franquia é que você tem a possibilidade de fazer tudo isso com capacitação e acompanhamento.

 

De qualquer forma, existem estratégias que, se bem implementadas, fazem com que sua empresa cresça cada vez mais. Com isso, seus ganhos (com o pró-labore) também ficam maiores.

Considere um faturamento realista

 

Desde o início você terá acesso a um número importante e que precisa ser levado em conta: o faturamento médio mensal das unidades da franquia odontológica.

 

Porém, você já viu que o faturamento de cada unidade varia de acordo com muitos fatores. O faturamento médio mensal informado pela franqueadora é um ótimo ponto de partida, mas o que você precisa é de um número mais próximo da sua realidade.

 

Converse com um especialista da franqueadora e solicite uma estimativa de faturamento que considere sua cidade, tamanho do espaço e outros elementos que possam interferir no faturamento.

Encontre e conquiste mais pacientes



O crescimento da sua franquia e, consequentemente, o seu, depende de um fator básico: número de pacientes. Sem pacientes na sua clínica você não consegue crescer. Por isso, desenvolver técnicas de atração de clientes é um ponto essencial.

Qual a melhor franquia para investir 2022?



Se você se sentiu atraído pela ideia de ser dono de uma franquia odontológica, agora tem mais uma decisão extremamente importante: qual franquia você vai escolher? A qualidade da franqueadora e o nível de acompanhamento que ela oferece são fatores fundamentais para o seu sucesso.

 

A OdontoTop é a franqueadora do Hospital do Dente, uma das franquias odontológicas que mais cresce no sul do país. A OdontoTop tem um setor especializado em implantação e apoio a novas unidades. Ao se tornar um franqueado, você recebe suporte em tudo: desde projetos arquitetônicos, até treinamentos e suporte jurídico e contábil.

 

Com uma unidade do Hospital do Dente nas suas mãos, você tem uma equipe de marketing completa e capacitada para trazer pacientes para sua clínica.

 

O mercado está cada vez mais concorrido para os dentistas e, ao começar na profissão, a gente sempre se depara com decisões a tomar: qual é o melhor caminho para seguir? Uma franquia odontológica é um dos caminhos mais certeiros para o seu sucesso profissional.

 

Conte com a OdontoTop para realizar seu sonho. Fale com um especialista para tirar todas as suas dúvidas sobre como se tornar um franqueado.