Marketing digital para odontologia: Como funciona na prática?

01/07
Franquia Odontológica

Clique aqui e entenda a importância do marketing digital para odontologia, uma ferramenta para atrair mais pacientes e conquistar credibilidade no mercado.

Marketing digital para odontologia: Como funciona na prática?

O marketing digital para odontologia e para clínicas odontológicas é uma forma de divulgar seus serviços, criar relacionamento de longo prazo com seu cliente (o paciente), conquistar a confiança dele e converter esse processo em atendimentos, ou seja, levando à lucratividade do negócio.

 

É por meio das ferramentas de marketing, especialmente o digital, que você conseguirá construir a imagem que deseja para o seu consultório. Será possível conhecer a jornada no cliente, entender quem é o cliente ideal, criar presença, construir autoridade e estimular avaliações para gerar cada vez mais confiança.

 

Pensando em todas as vantagens que o marketing digital para odontologia oferece ao seu consultório, preparamos este artigo. A partir desta leitura, você entenderá essa ferramenta poderosa que tem nas mãos e que, muitas vezes, não é usada de forma profissional.

 

Você vai entender o que é o marketing digital para odontologia, o que você precisa fazer na prática, como organizar seu negócio e as estratégias por trás dele, qual seu nicho e persona, como se tornar uma autoridade no meio, os cuidados necessários de acordo com o Código de Ética da profissão e muito mais.

 

Vamos lá?

O que é o marketing na odontologia?

 

Marketing nada mais é do que satisfazer as necessidades dos clientes, trazendo maior lucro para a empresa com um relacionamento de longo prazo. Ou seja, utilizar técnicas para atender e fidelizar clientes, mantendo um longo período de relacionamento e, consequentemente, gerar caixa para o consultório.

 

Esse conceito é aplicável a qualquer negócio e não seria diferente dentro do marketing digital para odontologia. Com ferramentas de marketing digital você consegue se diferenciar dos seus concorrentes, reforçando sua autoridade e credibilidade, além de gerar valor para as pessoas.

 

Para isso, você pode usar blogs, sites, Facebook, Instagram e Google, de forma patrocinada (paga) ou orgânica (gratuita). 

Como fazer na prática

Existem diversas maneiras de fazer marketing digital para odontologia, mas o bom planejamento sempre estará atrelado. É a partir dele que será definido o tipo de perfil de cliente que você quer atrair para sua franquia ou clínica, como mostrar seus diferenciais e como gerar uma percepção de valor para seu cliente - ou futuro cliente.

 

Com planejamento de marketing digital para odontologia, você define em quais canais precisa estar presente e qual linguagem utilizar para se comunicar e gerar conexão.

 

Lembre-se: a internet é sua vitrine, você precisa conquistar o cliente ali mesmo. 

 

Faz sentido para você? Ok, imagino que faça. Mas e agora, qual é o próximo passo? Quer entender, na prática, como fazer tudo isso?

 

Vamos ver algumas técnicas:

1- Organize sua página no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma das ferramentas mais importantes para dentistas, ou seja: o seu marketing digital para odontologia precisa estar presente no Google. Apesar do Facebook e Instagram serem fortes ferramentas de visualização, ainda é no Google que as pessoas pesquisam por dentistas na cidade e região.

 

Por isso, é essencial estar com um perfil bem estruturado no Google, com informações completas – endereço, horário de atendimento, local da clínica, fotos do ambiente e da fachada e procedimentos que a clínica oferece, por exemplo. 

 

A avaliação de clientes também fará com que a busca seja otimizada e você aparece logo nas primeiras posições. Para estruturar o seu Google Meu Negócio, precisa usar estratégias de marketing digital para odontologia, como palavras-chaves importantes para seu negócio.

Realize um trabalho contínuo para estimular avaliações dos clientes

O trabalho contínuo para o marketing digital para odontologia é fundamental para ganhar visualização e gerar conexão com seu público alvo. Também porque é uma área em constante atualização, com novas tecnologias e procedimentos. Para que as pessoas realizem esses procedimentos, elas precisam entender do que se trata.

 

Além de estar sempre presente e gerando conteúdo dentro das redes sociais, estar presente nos blogs é uma ótima ferramenta que possibilita que sua clínica fique mais bem ranqueada dentro do buscador de pesquisa. O que permite que seus clientes encontrem você com muito mais facilidade.

Uma excelente forma de fazer isso é usando estratégias de SEO, que otimizam diretamente a busca no Google. Você consegue isso contratando um copywriter que leve o nome da sua clínica ou consultório para o topo da lista de pesquisa. 

2- Mapeie a concorrência

Outro passo fundamental para o marketing digital para odontologia é o mapeamento da concorrência. Busque entender o que os profissionais do mesmo nicho estão fazendo, como eles se posicionam, em quais redes sociais eles estão presentes e de que forma isso acontece.

 

Dessa maneira, você já começa a entender o que agrada seu público-alvo ou não, e o que funciona para seu mercado. Além de entender e mapear o que funciona, você pode usar a concorrência como inspiração para a criação de conteúdo do seu perfil.

 

Apesar de ficar de olho nas grandes empresas e consultórios, o ideal é que você foque nos seus concorrentes diretos. Mas lembre-se: se inspirar não é copiar, a criatividade e originalidade são muito valorizadas. 

 

Com a análise da concorrência, é possível identificar serviços que são falhos ou pouco ofertados na região e preencher essa lacuna, fazendo com que seu consultório se destaque ainda mais no marketing digital para odontologia.

3- Identifique seu nicho e persona

 

A identificação do nicho e persona é fundamental no processo de criação das estratégias de marketing digital para odontologia. À primeira vista, pode soar complicado e estranho, mas são duas ferramentas simples que vão direcionar você para a criação de conteúdo, atingindo o público correto.

 

De certa forma, o nicho você já possui: odontologia. Mas dentro disso ainda podemos estreitar essa relação com o subnicho, que seria sua especialidade dentro da odontologia. Você é especialista em determinado procedimento? Seus atendimentos são mais voltados à beleza ou cirurgias? Basta pensar na sua especialidade ou preferência de atendimento e ali estará muito bem definido seu nicho. 

 

A persona é seu cliente ideal: são homens ou mulheres? Crianças? Idosos? Qual a idade desse paciente? Quais são seus hábitos? Mapeie todas essas perguntas. É como se você estivesse criando um personagem que representa o seu cliente ideal. Quando você entende quem é seu cliente alvo, fica mais fácil criar conteúdos que atraiam esse tipo de pessoa. 

4- Tenha uma presença estratégica nas mídias sociais

 

 

Não basta possuir um perfil nas redes sociais e um blog. Você precisa constantemente postar de forma estratégica. Afinal, quem não é visto não é lembrado. No caso do Google, sites que não são atualizados constantemente perdem ranqueamento.

 

O visual importa também, por isso busque sempre utilizar imagens de qualidade e bem iluminadas. Lembre-se sempre de responder às solicitações enviadas e prestar um bom atendimento antes mesmo da pessoa chegar ao seu consultório. 

 

Buscar o feedback do cliente é muito importante no marketing digital para odontologia. Assim você aumenta a visibilidade do seu perfil ou negócio e consegue transmitir mais confiança às pessoas que estiverem buscando esse serviço. Afinal, mexer na boca/estética/saúde de um paciente requer muita confiança dele em você.

 

5- Crie uma jornada incrível para o cliente

Para que alguém compre um serviço seu, essa pessoa precisa se identificar de alguma forma com você, não apenas com seu serviço. Afinal, pessoas se conectam com pessoas. Entender como esse processo funciona é importante: entender os gostos, desejos, necessidades e dores do seu cliente.

 

Quando estamos falando de busca de serviços pela internet, há um processo pelo qual as pessoas passam até chegar em você e criar essa relação de confiança. Por isso você precisa entender o comportamento do seu público-alvo, para conseguir conquistá-lo e fidelizá-lo.

 

Esse processo dentro do marketing digital para odontologia é chamado de jornada de compra ou jornada do cliente. E consiste em toda experiência pela qual a pessoa passará até chegar em seu consultório.

 

São quatro principais fases:

 

  • Descoberta e aprendizado;

  • Reconhecimento do problema;

  • Consideração da solução; 

  • Decisão de compra.

 

O primeiro serve para despertar o interesse. Depois, o cliente ideal vai analisar se o tipo de conteúdo que você oferece é relevante, se tira suas dúvidas, se gera confiança e se é capaz de resolver o problema dela. Com isso, decidirá se você é capaz de atender às suas expectativas.

6- Torne-se uma autoridade no assunto

O que faz uma pessoa contratar o serviço de outra, especialmente na área odontológica? Posso dizer que, principalmente, a confiança. Para isso você precisa se tornar uma autoridade no assunto. O seu posicionamento através do marketing digital para odontologia irá construir esse perfil.

 

Aqui entra uma parte importante do marketing: o marketing de conteúdo e os feedbacks de clientes. Através dessas duas estratégias você consegue construir um perfil que transmita o conhecimento que você possui no assunto, deixando as pessoas confiantes para contratar você e seu serviço.

Disponibilize vídeos e posts explicando procedimentos, dando dicas, tirando dúvidas frequentes dos seus pacientes e mostrando resultados de antes e depois. O conteúdo educa sua audiência e conquista credibilidade. Portanto, crie frequentemente conteúdos que interessam seu público.

 

Não esqueça de utilizar uma linguagem simples, evite termos técnicos. Tente transmitir sua mensagem da forma mais clara possível. Isso facilita a conexão com pessoas leigas no assunto, tornando a compreensão fácil e acessível.

7- Explore as vantagens do tráfego pago

Falamos muito sobre as estratégias do conteúdo gratuito para o marketing digital para consultórios. Além destes, é possível otimizar ainda mais a busca para encontrar as redes sociais do seu consultório ou franquia. E isso se faz com o tráfego pago.

 

Como o próprio nome sugere, é uma ferramenta com a qual você paga para aparecer. Vale ressaltar a importância de ter um profissional que saiba direcionar o conteúdo para o público certo. Não adianta anunciar para pessoas que não tem interesse em consumir seu serviço.

 

O Google AdWords e o Facebook Ads são boas ferramentas para criar anúncios pagos. 

Esteja atento ao Código de Ética e estude sempre!

No marketing digital para consultórios, é preciso muita atenção para não ferir o Código de Ética da profissão, onde são estabelecidos seus direitos e deveres.

 

No código, existe um capítulo que trata, exclusivamente, sobre anúncios, propagandas e publicidades. Estar atento a isso evitará punições por práticas ilegais. É proibido, por exemplo, divulgar o valor de procedimento nos anúncios, divulgar procedimentos sem comprovação científica e oferecer tratamento gratuito com intenção de promoção.

 

É obrigatório constar o nome e número de inscrição da pessoa física ou jurídica ou do dentista responsável.

Conclusão sobre marketing digital para odontologia

No final, a experiência do cliente é o que conta. Não apenas dentro do consultório, mas antes mesmo de contratar seus serviços, quando ainda está decidindo em quem confiar. O atendimento dentro da clínica vai fidelizar esse cliente. 

 

O marketing digital para consultórios é fundamental para alavancar qualquer consultório. Usando marketing digital, você está onde o seu público ideal está, o que é essencial para conseguir novos pacientes. É a vitrine do seu negócio. Existem muitas oportunidades dentro da internet e o melhor momento para fazer isso é agora.

 

Qual é o próximo passo? Pegar o seu celular e começar a gravar conteúdo para as suas redes sociais. Logo você verá os resultados chegando.