Quanto precisa para abrir uma clínica odontológica?

10/05
Franquia Odontológica

Você é dentista e tem o sonho de ter seu próprio consultório? Clique aqui para saber exatamente o que fazer para conquistar seu objetivo.

Quanto precisa para abrir uma clínica odontológica?

Ter um consultório odontológico próprio é o sonho de muitos dentistas, sejam recém-formados ou já com uma vasta experiência.

 

Porém, montar um negócio próprio nem sempre é fácil, principalmente por demandar de uma série de decisões burocráticas, pela dúvida de por onde começar, de quanto precisa ser investido e pelo receio de fazer um investimento alto.

 

Se você é dentista e quer ter o seu próprio consultório, os próximos 5 minutos de leitura vão ajudar muito a esclarecer esse caminho empreendedor.

Como abrir uma clínica odontológica?

 

Os valores para abrir uma clínica odontológica podem variar bastante, dependendo de vários fatores:

 

  • Em qual cidade você pretende abrir uma clínica odontológica?

  • O espaço será alugado ou comprado?

  • Precisa de alguma reforma maior ou pequenos reparos?

  • Qual o tamanho da clínica?

  • Qual a quantidade de equipamentos necessários?

  • Como o espaço vai ser mobiliado e decorado?

  • Qual vai ser o seu capital de giro?

  • Quanto você pretende investir em captação de pacientes?

 

Esses são apenas alguns dos fatores que devem ser levados em consideração na hora de estimar o custo de uma clínica odontológica. Cada uma dessas decisões vai impactar diretamente no valor que você vai precisar investir.

 

Uma das primeiras decisões que você precisa tomar é:

Alugar ou comprar um espaço?

 

Por um lado, se você alugar um espaço, se livra de um grande investimento logo de cara: a compra da sala. Por outro lado, você terá uma despesa importante fixa mensal: o pagamento do aluguel.

 

Essa é uma das primeiras decisões que você precisa tomar e, para isso, é importante fazer uma pesquisa levando em consideração diversos cenários. Vale lembrar que você terá vários gastos iniciais e que, nos primeiros meses, sua clínica ainda não será capaz de pagar pelos próprios custos.

 

Para decidir o espaço, avalie a localização da sala, se ela tem estrutura para acessibilidade, se é fácil de encontrar e se o local é seguro.

 

Independente se você for comprar ou alugar, reparos podem ser necessários. Você vai precisar de um projeto, contratar os profissionais para fazer a reforma e comprar os materiais.

Quais equipamentos são necessários para abrir uma clínica?


Uma boa parte do investimento que você precisa fazer está nos equipamentos necessários para começar seus atendimentos. Nesse ponto, o foco não é economizar comprando materiais baratos, mas sim procurar equipamentos com um bom custo benefício, de qualidade e que sejam duradouros.

 

Alguns desses materiais odontológicos são voltados, especificamente, para alguma especialidade, como Implantodontia, Ortodontia ou Estética, por exemplo. Outros devem ser adquiridos por qualquer dentista de qualquer especialidade.

 

Alguns dos materiais e equipamentos que você vai precisar para a sua clínica odontológica, são:

 

  • Materiais básicos para clínica geral, como alicates e pinças;

  • Autoclave: essencial em qualquer consultório e utilizado para esterilizar materiais. A autoclave funciona com vapor sob pressão e desinfeta instrumentais metálicos, vidro, plástico, canetas de alta-rotação, papel, algodão, tecido e embalagens. Uma autoclave faz a esterilização de forma rápida e segura em todos esses materiais odontológicos;

  • Compressor: apenas com um compressor é possível usar alguns outros equipamentos de um consultório odontológico, como o sugador, micromotor e o jato de profilaxia. Ele é o responsável por fornecer o ar comprimido, e deve ser instalado em local limpo e ventilado;

  • Conjunto odontológico: um equipamento básico em qualquer consultório, o conjunto odontológico é composto por: cadeira, pedal de comando, mesa do equipo, suctora, refletor e mocho:

     -A cadeira deve ser confortável, com braços anatômicos e estofado sem costuras para facilitar a limpeza. O pedal de comando é necessário para ajustar a inclinação e altura da cadeira, além de controlar a rotação dos instrumentos. A mesa do equipo é o suporte para as peças de mão, a suctora vem com cuba e sugador e o refletor é essencial para o trabalho dos dentistas, e funciona com lâmpadas LED ou halógenas.

 

  • Raio X: a radiografia faz parte do diagnóstico do paciente, por isso o dentista precisa desse equipamento para trabalhar com eficácia.

 

Esse é o kit de materiais básicos que qualquer dentista vai precisar para começar a atender no consultório, independente de sua especialidade clínica. Depois desse equipamento básico, cada especialidade tem mais um conjunto de materiais necessários:

Dentística Restauradora

 

O foco da dentística restauradora é a reconstrução de dentes, e os materiais necessários são para tratamentos como restaurações, coroas, cáries, porcelanas e lentes de contato dental. Para essa função, o dentista precisa de um fotopolimerizador, utilizado para restaurações, clareamento, colagem de brackets, facetas e das lentes de contato.

 

O dentista restaurador também precisa de adesivos que unem o dente ao material restaurador, de cimento odontológico, que serve para preservar a restauração, e de gel clareador para tratamentos de clareamento dental. 

 

Por fim,  precisará de resina composta, usada em restaurações, reconstruções dentais e facetas. O objetivo da resina é proporcionar um resultado natural, já que seu aspecto é muito semelhante à cor natural do esmalte do dente.

Endodontia

 

E se sua especialidade for endodontia, quais materiais extras você vai precisar? Seu consultório precisa ser equipado com materiais para tratamento de lesões e doenças da polpa do dente.

 

As brocas são responsáveis por permitir o acesso cavitário. Existem alguns tipos diferentes de broca como esféricas carbide, diamantadas esféricas e transmetais. Você também precisará de lima, um instrumento com a função de preparar, dar formato e limpar a raiz do dente para o tratamento do canal. E, por fim, precisará da guta-percha, os cones utilizados na moldagem do canal.

Prótese e implante

A Implantodontia faz procedimentos complexos de próteses, enxertos ósseos e implantes dentários. Para atender a esses pacientes, você precisa de um reembasador, que amortece e distribui a pressão mastigatória, proporcionando conforto ao paciente. Também é necessário que você tenha alginato, utilizado para moldagem de próteses. Os pinos podem ser metálicos (já obsoletos), em fibra de carbono e fibra de vidro.

Material Odontológico para Ortodontia

 

E, se sua especialidade for a ortodontia, ou seja, correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares com o uso de aparelhos ortodônticos, você precisa de brackets em metal, cerâmica, safira e resina. Arco ortodôntico é outro material que você precisar ter, usado em aparelhos fixos para que exerçam força sobre os dentes, movendo-os de acordo com o objetivo do tratamento.

 

Outro conjunto de materiais que todo dentista vai precisar, são os descartáveis odontológicos, como algodão, gaze, abaixador de língua, luva e máscara, seringa, fios de sutura, sugadores plásticos, fitas para autoclave, lâminas de bisturi e agulha gengival.

 

Como você pode ver, apenas em materiais básicos, necessários para o desempenho do seu trabalho, a lista já é extensa. Mas a gente também precisa pensar em itens de beleza e conforto:

Conforto para pacientes e colaboradores na clínica odontológica

 

Depois de providenciar todos os materiais de trabalho necessários, você também precisa pensar, por exemplo, na sua recepção e na sala de espera. Afinal, se você quer ter pacientes, precisa oferecer um lugar agradável.

 

O jeito como você vai mobiliar o local depende do público alvo que vai atender e da localização da sua clínica. Mas, basicamente, você vai precisar investir em poltronas, mesas de apoio, itens de decoração, ar condicionado, televisão e, se o seu orçamento permitir, uma máquina de café.

 

Em um mercado de trabalho tão concorrido, não tem mais como pensar que basta ter bons equipamentos de trabalho - apesar de isso ser extremamente importante. Além de investir nisso, você precisa investir em conforto para que possa atrair e manter seus pacientes.

Custos mensais de um consultório odontológico

 

Calma, já estamos acabando, mas a lista de investimentos para abrir seu próprio negócio - seja ele qual for - realmente é extensa.

 

Leve em consideração todos os custos mensais que você terá para manter seu consultório, como aluguel ou parcela de um financiamento, parcelas para pagamento dos equipamentos, internet, água e luz, por exemplo.


Além disso, você vai precisar de uma secretária e de uma pessoa para auxiliar nos atendimentos. Os custos com o quadro de funcionários precisam ser colocados na ponta do lápis.

 

Por isso mesmo você precisa pensar no seu capital de giro para os primeiros meses de funcionamento do seu consultório odontológico, quando você ainda não tem pacientes suficientes para cobrir todos os seus gastos mensais.

Conclusão

 

Abrir uma clínica odontológica é o sonho de muitos dentistas. Aliás, abrir um negócio próprio é o sonho de muita gente de qualquer área. Esse é um sonho totalmente possível, mas é preciso ter planejamento financeiro para compra de todos os materiais necessários e um bom capital de giro para se manter nos primeiros meses.

 

Antes de iniciar sua clínica, também é importante definir seu público alvo. Afinal, se você quer atender pacientes de classe alta, com idade entre 40 e 60 anos, na colocação de próteses, por exemplo, toda sua estrutura seria totalmente diferente de um consultório para a classe média, atendendo pacientes jovens na colocação de aparelhos.

 

Tudo isso deve ser levado em consideração.

 

Outro ponto que vale a pena pensar e avaliar, é fazer parte de uma franquia. Franquias odontológicas já tem um nome forte, com unidades espalhadas por várias cidades, o que permite que você já comece o seu negócio com um nome forte, conhecido e que já transmite confiança, o que facilita muito na hora de atrair pacientes.

 

Além do mais, ao comprar uma franquia odontológica, você tem apoio total da franqueadora em todas as decisões, como escolher o ponto comercial, na compra de equipamentos, em todas as burocracias envolvidas e na captação de novos clientes.

 

Se você quer abrir seu próprio consultório de sucesso, uma franquia odontológica pode ser o melhor negócio para você. A OdontoTop é uma das franqueadoras que mais está crescendo no Brasil, pois oferece soluções completas que permitem que o dentista tenha um crescimento profissional muito mais seguro do que se investisse de forma independente.

 

Entre em contato com um especialista em franquias da OdontoTop para tirar todas as suas dúvidas e conhecer todos os benefícios de ser um franqueado.