6 importantes cuidados após a extração de dente

23/01
Procedimentos

6 importantes cuidados após a extração de dente

Fiz a extração de meu dente, e agora?

Acredito que essa seja a dúvida de muitas pessoas, pois os cuidados no pós-operatório são essenciais para a recuperação do paciente. Mas calma que eu vou te ajudar nesse processo, acompanha essas dicas:

Como é feita a extração de dente?

Antes de vermos as dicas essenciais, deixa eu te contar como é feita a extração de dente.

Depois de ter feito uma avaliação com seu dentista de confiança, é muito provável que ele tenha requisitado uma radiografia, assim ele consegue ver a posição dos seus dentes e a existência de uma ou mais raízes no dente que for extraído.

Um dia antes da sua cirurgia de extração de dente, seu dentista pode prescrever alguns medicamentos, como por exemplo anti-inflamatórios ou antibióticos, apenas para prevenir alguma complicação que possa haver.

Muito bem, chegamos no dia da sua cirurgia de extração de dente: fique tranquilo, você não sentirá dor alguma, pois é feita uma anestesia local minutos antes da extração.

Vale ressaltar que você estará consciente durante todo o processo de extração de seu dente, pois é uma anestesia local, apenas na região do dente que for extraído.

Extração de dente feita. No último passo desse procedimento é feita a sutura do alvéolo dentário, ou melhor dizendo, o seu dentista vai “dar os pontos” na região onde foi feita a extração de dente.

E você estará liberado para ir para casa.

Cuidados importantes após a extração de dente

Como toda cirurgia, temos cuidados a serem tomados, e após uma extração de dente não é diferente. 

Abaixo te explico com detalhes os principais tópicos que devemos ter atenção, dentre eles a alimentação, higiene bucal e local e restrição de atividades. 

 

Ah, tem dica bônus pra quem chegar até o final!

1. Cuide da alimentação

A alimentação tem um papel muito importante na sua recuperação dessa cirurgia. Jamais fique sem se alimentar, pois você pode se sentir fraco, além de ter possíveis dores de estômago devido a medicação que lhe for passada.

Mas então, o que devo comer?

Vamos começar pelos alimentos que você não pode: comidas quentes estão proibidas, pois podem provocar sangramentos na região onde foi feita a extração dental.

Então dê preferência aos alimentos gelados – líquidos ou pastosos: sorvete, picolé, sucos, vitaminas, sopas, iogurte, entre outros. Tome água à vontade, seu corpo precisa estar hidratado todos os dias, inclusive no pós-operatório de extração de dente.

2. Faça o repouso recomendado

Aproveite seu pós-operatório para colocar a sua série favorita da Netflix em dia. Sim, o repouso é muito importante e você deve segui-lo.

 

Não se exponha ao sol e nem se aproxime de fogões: o calor pode ocasionar sangramentos, pois estimula a circulação sanguínea do local onde foi feita a extração do dente.

3. Mantenha boa higienização

Importante lembrar que os cuidados de higiene devem ser mantidos, mas com um pouco mais de atenção:

 

  •  Não faça bochechos nos primeiros dias;

  • Sempre faça a higienização em frente a um espelho, isso auxilia muito a sua visualização para fazer a limpeza na área em que houve a extração dental;

  • Utilize uma escova de cerdas macias, e use pouco creme dental para não fazer muita espuma;

  • Alguns profissionais indicam o uso de cotonete na limpeza no local do dente extraído, outros indicam uma escova de cerdas macias, então, não hesite em fazer perguntas ao seu dentista, ele é seu melhor aliado nesse processo e sempre dará as melhores recomendações.

4. Tome os medicamentos prescritos

Esse é o momento que você agenda no alarme do seu celular todos os horários dos medicamentos que você precisa tomar, pra não esquecer de nenhum.

 

E sim, você precisa seguir os horários certos dos medicamentos. Não vá pular nenhum, hein?!

 

“Já estou me sentindo bem, posso parar com a medicação?”

 

De forma alguma, o tratamento precisa ser completo para ter o efeito desejado, e ninguém melhor que o seu dentista pra dizer a duração desse tratamento do pós-operatório.

5. Evite o cigarro e bebidas alcoólicas

Quando falamos em cicatrização, os fumantes devem acionar o alerta vermelho. Suspender o uso do cigarro é essencial para não ocasionar problemas na cicatrização do local onde houve a extração do dente.

 

Se não conseguir suspender, diminua ao máximo o uso do cigarro, é para o seu bem!

 

Sobre as bebidas alcoólicas a orientação é a mesma: suspender seu uso. Se tomado junto com os medicamentos do tratamento, poderá haver efeitos colaterais e até inibição dos efeitos da medicação.

6. Evite tarefas que exigem esforço físico

 

Você lembra da dica número 2?

 

Faça o repouso indicado e evite esforço físico por pelo menos 24 horas após o procedimento de extração de dente.

 

Para os amantes de academia, cross fit e outras modalidades que requerem um esforço maior, eu trago uma notícia não tão boa…

 

O repouso dessas atividades deve ser maior, uma semana pelo menos.

 

Mas por que todo esse repouso?

 

Antes eu te falei sobre evitar sangramentos na região que o dente foi extraído, lembra?

 

Então, além do calor e da exposição ao sol, quando mexemos nosso corpo estamos ativando a circulação sanguínea também e, quando ativamos essa circulação, pode haver sangramentos em cortes do nosso corpo, inclusive o corte da extração do dente.

 

Mas como te falei, é por pouco tempo e logo você estará de volta a sua rotina de atividades físicas.

E quais os cuidados necessários após a retirada dos pontos?

 

Depois de uma semana, geralmente, você terá que voltar ao consultório odontológico para fazer a retirada dos pontos.

 

“E depois é vida que segue?”

 

Bem, sim e não. Os cuidados devem continuar, pois a cicatrização da gengiva e do tecido ósseo demoram um pouco mais. Por isso, evitar alimentos duros é uma boa pedida para esse momento.

 

Talvez você note que fique um buraquinho no local da extração do dente, e sim, é normal, mas você pode fazer bochechos leves para retirar possíveis restos de comida que ficam lá após as refeições.

 

Com o passar dos dias você vai notar que esse buraquinho se fecha cada vez mais, já que a cicatrização é de dentro pra fora.

 

Como você chegou até aqui, vou te dar uma dica bônus de cuidado após a extração de um dente:

 

Faça compressa de gelo no local da cirurgia. O inchaço pode se fazer presente no pós-operatório - o que também é normal, não se preocupe.

 

Então para você se sentir mais confortável ao longo dos dias, a cada 30 minutos faça a aplicação de compressa de gelo. Aos poucos, você vai notando que esse inchaço vai diminuir.

Conclusão sobre os cuidados após extração de dente

Espero ter tirado todas as suas dúvidas sobre esse procedimento odontológico e ter te tranquilizado também. Depois da recuperação é só alegria, sorrir e curtir a sua vida.

Se mesmo assim você gostaria de tirar alguma outra dúvida, entre em contato com a gente. 

O Hospital do Dente OdontoTop conta com uma equipe altamente qualificada capaz de te ajudar em todos os procedimentos odontológicos, não só em extrações de dente.

Seu sorriso é o seu cartão de visitas, cuide bem dele.