7 cuidados importantes após realizar um implante dentário

30/01
Procedimentos

7 cuidados importantes após realizar um implante dentário

O implante dentário tem como objetivo promover qualidade de vida, trazer de volta o sorriso do paciente e, consequentemente, elevar sua autoestima. 

A tecnologia por trás desse procedimento não para de crescer no mercado odontológico e logo mais você vai ver que esse é um procedimento simples de ser feito, apenas é necessário ter os cuidados após implante dentário para que seu pós-operatório seja um sucesso.

Muitos são os motivos pelo qual os pacientes nos procuram para fazer um implante dentário, seja por perda do dente natural em um acidente, falta de higiene, ou até mesmo quando esses pacientes querem se livrar da dentadura ou ponte móvel. 

O implante garante um sorriso fixo novamente.

E hoje vou te ajudar com 7 simples cuidados após implante dentário. 

O que são os implantes dentários?

Sem muito rodeio nem termos difíceis, vem entender comigo o que é um implante dentário:

 

Ele nada mais é do que a colocação de um parafuso de titânio no lugar da raiz do antigo dente e, posteriormente, é colocado um dente artificial, fazendo o papel do dente natural.

Quais são os riscos de um implante dentário?

Os riscos de um implante dentário são relativamente baixos, é uma cirurgia considerada pequena pelos profissionais da odontologia e, geralmente, de curta duração.

 

Além disso, o titânio é um material compatível com o nosso organismo, então a possibilidade de rejeição é extremamente pequena.

 

Falamos que os riscos são extremamente baixos, mas eu acredito que seja importante você ter conhecimento desses casos isolados.

 

Então, quando um implante dentário pode não sair conforme esperado?

 

Uma das opções é quando o paciente não tem os cuidados após implante dentário que seu dentista irá repassar, e em alguns casos pode haver a quebra do implante.

 

A quebra do implante, ou seja, a quebra do parafuso que é colocado no lugar da raiz original, vamos assim dizer, pode ocorrer se o paciente pressionar a área onde ele foi colocado, comer alimentos muito duros ou até mesmo devido um movimento involuntário.

 

Mas como assim “movimento involuntário”?

 

Algumas pessoas sofrem de bruxismo, que é o ranger involuntário dos dentes, geralmente durante o sono. Pessoas com bruxismo forçam os dentes e podem danificar o implante também.

 

Se caso você suspeitar de bruxismo, procure um dentista em uma das unidadesdo Hospital do Dente OdontoTop que vamos te auxiliar a melhorar essa situação.

 

Além do bruxismo, o estresse e a ansiedade também podem fazer com que a gente pressione um dente contra o outro, sem nem perceber.

 

Então a minha dica é:

 

Procure manter uma rotina saudável, leve, evitando situações de estresse e preocupação. Essa dica te trará benefícios em todas as áreas da sua vida, não se limita apenas em cuidados após implante dentário, então você só tem a ganhar.

 

Outro ponto importante é se policiar em momentos de estresse e ansiedade para ver se você também acaba cometendo esse erro de pressionar um dente contra o outro. E claro, procure ajuda, pois estamos falando do seu bem estar.

 

Mais uma questão que deve ser olhada com carinho são os cuidados após implante dentário, pois caso não sigamos eles, esse procedimento pode não sair conforme esperado e esse não é nosso objetivo, não é mesmo?!

 

Então chegou a hora. Papel e caneta na mão que veremos os cuidados após implante dentário.

7 cuidados importantes após realizar um implante dentário

 

Os cuidados após implante dentário são muito similares aos cuidados que devemos ter quando temos algum dente extraído.

 

Seguir as dicas abaixo te ajudarão a ter uma recuperação mais tranquila e saudável, como por exemplo: ter uma atenção redobrada na alimentação, não se expor ao sol e tomar os medicamentos prescritos. 

1- Faça o repouso

Depois de ter feito o implante, o repouso é obrigatório nas primeiras 48 horas.

Não abaixe a cabeça durante a sua recuperação nem durma com o lado operado virado para baixo.

 

O repouso vale também pra fala, então se você é do time que adora mandar áudios para as pessoas que você conversa, deve suspender esse recurso nos primeiros dias da sua recuperação. 

2- Tome os medicamentos conforme a prescrição médica

Esse ponto é essencial para a sua recuperação, e é o mesmo ponto que algumas pessoas deixam a desejar…

 

Um dos cuidados mais importantes, diria eu.

 

Logo após o procedimento de implante dentário feito, seu dentista te dará uma receita com todos os medicamentos que você precisa tomar e eu te digo porque é tão importante você tomá-los: eles vão ter a função de aliviar possíveis dores, evitar infecções e fortalecer seu organismo.

 

Ou seja, os medicamentos são nossos bons amigos nesse momento de recuperação.

3- Aplique compressas geladas

Manter uma bolsa de água fria ao lado enquanto estiver repousando é uma ótima dica. Você coloca essa bolsa na região do implante e faz leves compressas. 

 

Mas se você não tiver a bolsa, eu tenho uma alternativa bem prática: use um pano molhado com água fria ou até mesmo pedras de gelo enrolado em um pano - terá o mesmo efeito.

 

Mas que efeito é esse?

 

A baixa temperatura do gelo previne inchaços e também tem poder analgésico, ou seja, também diminuirá a dor local, mas lembre-se que é aliado ao medicamento prescrito.

 

Um não anula a importância do outro.

4- Evite fazer bochechos

Evite, ou melhor dizendo, suspenda o bochecho. Entre todos os cuidados após implante dentário, o bochecho é algo a se prestar atenção, pois quando há movimentação intensa na boca, pode haver lesões na área que foi feito o implante dentário, e pode retardar a cicatrização.

 

Então faça movimentos leves e apenas cuspa ao invés de bochechar.

5- Não consuma tabaco e álcool

Tabaco, álcool e pós-operatório são três coisas que não combinam. O cigarro contém muita toxina, altamente prejudicial para a saúde bucal.

 

E o álcool, além de causar ressecamento do tecido em que foi feito o implante dentário, pode interferir no efeito da medicação que foi receitada.

6- Cuide da alimentação

Mais uma dica importante nesse processo de cuidados após implante dentário: já que a alimentação é necessária e fundamental na sua recuperação, apenas devemos prestar atenção em certos alimentos:

Evite alimentos quentes, duros ou ácidos

Alimentos em alta temperatura podem causar inflamações na área da operação.

 

Os alimentos duros e crocantes também devem ser retirados da dieta por no mínimo 10 dias, pois o pino precisa se fixar muito bem e qualquer movimento pode comprometer esse implante dentário.

 

Ao falar em cuidados após implante dentário, tanto a questão de bebidas ácidas quanto comidas ácidas estão proibidas da dieta durante a recuperação do paciente. Como o nome já diz, são alimentos ácidos, e essa acidez altera o ph da região bucal e pode gerar incômodo e sensibilidade.

Cuidado com a mastigação

Mastigar no lado operado está extremamente proibido.

 

Todos os movimentos de mastigação devem ser leves e sutis, a fim de evitar dor e deslocamento do pino implantado.

7- Evite a exposição ao sol

O sol contém vitamina D e sabemos que nos expor todos os dias é importante, mas quando falamos de cuidados após implante dentário, durante os primeiros dias essa exposição é proibida, pois ao ser aquecida, a área recém-operada sofre com inflamações, e as chances de sangramento local são altas. 

Por que os cuidados após o procedimento de implante são importantes?

O fator número 1 desses cuidados após implante dentário é evitar a rejeição ou até mesmo o deslocamento do pino onde foi feito o implante dentário.

Mas é claro que levamos em consideração o seu bem estar, querido paciente, por isso te apresentei todas essas dicas, e espero que você faça bom proveito delas.

Se o implante dentário for uma necessidade ou opção sua, nos chame que nós da equipe do Hospital do Dente OdontoTop iremos agendar sua avaliação com nosso cirurgião dentista e ele irá tirar suas dúvidas, caso tenha ficado alguma.