Canal dentário: como é feito e principais cuidados

15/09
Procedimentos

Canal dentário: como é feito e principais cuidados

Se você já teve dor de dente, sabe que é uma das dores mais terríveis que a gente pode sentir.

 

E se você ouviu falar sobre tratamento de canal, mas nunca fez, pode ser que tenha pavor da expectativa de precisar de um. Não é para menos, são muitos mitos que envolvem esse tratamento dentário e, hoje, vamos explicar como é esse procedimento e porque você não precisa ter medo dele. 

 

Vamos lá:

Quais sintomas costumam levar ao tratamento de canal?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que, em caso de qualquer dor, desconforto ou sintoma fora do normal que você possa sentir, é essencial que você procure um dentista. Dessa forma, você vai investigar as causas do desconforto e iniciar um tratamento precoce.

 

Porém, existem alguns sintomas que são, mais comumente, indicativos para um tratamento de canal dentário, como dores, sensibilidade e inchaços.

 

Uma dor de dente pode indicar diversos problemas bucais. Um deles é o canal. Nesse caso, o canal dentário dói porque os danos já alcançaram a polpa do dente. Normalmente, a causa é uma cárie profunda, que causa uma dor constante e latejante.

 

Mas não é apenas sobre dor de dente que estamos falando. Quem tem problema de canal também pode começar a sentir dores no maxilar, no ouvido e na cabeça.

 

Outro sintoma comum é a sensibilidade a temperaturas, na ingestão de comidas quentes ou geladas ao mastigar.

Quando o tratamento de canal é indicado?

No tratamento de canal, o dentista remove a área interna do dente comprometido. Esse processo é feito pelo especialista em endodontia.

Existem situações específicas em que o tratamento de canal dentário é indicado, como complicações causadas por cáries profundas, fratura do dente e necessidade de prótese.

Cárie profunda

Uma cárie profunda pode causar infecções dolorosas na parte interna do dente. Quando a lesão chega a polpa do dente, causa extrema sensibilidade e desconforto com alimentos e bebidas quentes ou gelados.

Esse tipo de dano ainda pode ser agravado pela proliferação de bactérias no local e, em casos graves, pode atingir até mesmo o osso maxilar.

Fraturas

As fraturas nos dentes podem ser causadas por vários motivos, como impactos, acidentes, quedas ou complicações do bruxismo. Uma vez fraturado, essa lesão expõe a parte interna do dente, inclusive a polpa e o nervo, o que deixa o dente propício a infecções e outras complicações.

Assim, o paciente passa a sentir dores, sensibilidade e desconforto e, aqui, também pode ser um indicativo da necessidade de um tratamento de canal dentário.

Necessidade de prótese

Outra indicação de tratamento de canal é quando o paciente já tem a necessidade do uso de prótese, pois o dente já está comprometido e não tem estrutura para receber a restauração.

Com o tratamento de canal, é possível abrir espaço no interior do dente, preparando-o para que ele receba o pino metálico que dará sustentação à prótese dentária.

Como é feito o canal de dente?

Se você desconfia que pode estar precisando de um tratamento de canal com o endodontista, deve estar procurando algumas respostas sobre como ele funciona. O tratamento de canal consiste na abertura do dente e remoção da parte infeccionada.

Entenda o passo a passo detalhado:

Anestesia

A má notícia é que sim, existe esse momento da aplicação da anestesia, quando você pode sentir algum desconforto ou, principalmente, medo, se é do time que tem medo de agulhas. A boa notícia é que esse momento dura apenas uma fração de segundo e que, depois dele, você não vai sentir mais nada.

Diagnóstico do comprometimento pulpar

Quando a anestesia fizer efeito e você já não estiver sentindo mais nada, o dentista vai examinar o dente comprometido e avaliar a complexidade dos danos. 

Acesso à raiz

Aqui, o endodontista consegue alcançar a raiz do seu dente - o local danificado e que está causando a dor. Para ter acesso à raiz, o dentista abre o dente com uma broca odontológica. Você não sentirá nenhuma dor nesse processo, pois estará anestesiado.

Remoção do tecido infectado

Com o dente aberto e a raiz exposta, o dentista remove toda a parte afectada. Para isso, são usadas ferramentas para retirar os focos de infecção.

Limpeza da área afetada

Depois de retirada a parte infeccionada, o próximo passo é a limpeza. Para finalizar o trabalho de remoção das partes afetadas, o interior do dente é irrigado e, devidamente, limpo, eliminando qualquer resquício de bactérias.

Restauração do dente

Como o interior do dente estava infeccionado e o dentista precisou retirar toda essa parte afetada, o que restou ali foi um espaço vazio, que precisa ser preenchido com um material resistente e específico para essa finalidade. 

Essa restauração pode ser feita com um material da mesma cor dos seus dentes naturais, deixando um resultado imperceptível e esteticamente agradável. O dentista também vai finalizar a restauração de forma que sua mordida fique perfeitamente alinhada e confortável.

Reestruturação dentária

Por fim, a última fase de um tratamento de canal dentário acontece posteriormente, com a colocação de uma coroa. A coroa é uma prótese parcial, que não substitui toda a estrutura do dente, mas sim uma pequena parte.

Afinal, o canal dentário dói?

Muita gente fala e, sobretudo, teme a dor que um tratamento de canal dentário pode causar. Mas a verdade é que não é bem assim.

O que dói é a lesão propriamente dita, a polpa do dente infeccionado. Quanto mais tempo uma pessoa demora para procurar o dentista e iniciar o tratamento, mais dor ela sentirá.

Mas o tratamento de canal propriamente dito, é indolor. 

A partir do momento que você senta na cadeira do dentista e ele anestesia a sua boca, você não sente mais nada. Um tratamento de canal é totalmente indolor.

Se você quer evitar a dor, a forma mais eficaz é indo ao dentista regularmente para uma avaliação e, ao primeiro sinal de que algo pode estar errado, fazer o procedimento correto.

Quanto tempo leva para fazer um canal?

O tempo de duração do tratamento vai depender da complexidade do problema e da técnica utilizada para remoção da parte afetada. Pode ser finalizada em apenas uma ou até três consultas.

Para ter certeza de quanto tempo o seu tratamento vai durar, fale com o seu dentista.

Quais são os cuidados necessários após o procedimento?

Após o tratamento de canal concluído, alguns cuidados especiais ainda são necessários para que o resultado tenha sucesso.

 

Veja quais são os mais importantes:

Cuide da higiene bucal

Você precisa manter os cuidados redobrados na hora da escovação. Escove os dentes normalmente, mas com suavidade no dente que passou pelo tratamento. E não deixe de passar fio dental.

Esse cuidado pode parecer básico, mas em essencial para evitar o surgimento de novas cáries e infecções, que podem atrapalhar a recuperação do dente. 

Cuidado com alimentos duros

Nas primeiras semanas após o tratamento de canal dentário, evite alimentos duros para não sobrecarregar o dente que passou pelo procedimento.

Esse dente precisa ficar em repouso, evitando fraturas, traumas e infecções. Os cuidados pós-operatórios fazem toda a diferença no sucesso do resultado.

Use a medicação prescrita pelo dentista

Se o seu dentista prescrever medicamentos para o pós-operatório, como analgésicos e anti-inflamatórios, é porque eles são importantes e necessários para a sua recuperação. Por isso, siga as orientações do seu dentista à risca.

Repouse e mantenha as visitas ao dentista

Repouse conforme as orientações do profissional que realizou o procedimento e continue fazendo visitas periódicas ao dentista para acompanhar a recuperação do dente.

A OdontoTop ajuda a proteger sua saúde bucal

E você, está com as visitas ao dentista em dia para garantir que nenhum problema grave vai se desenvolver e comprometer o seu sorriso e a sua saúde bucal?

Cuidar dos dentes é muito mais do que estética, também é saúde. Procure um Hospital do Dente OdontoTop perto de você e agende uma avaliação com um dos nossos profissionais altamente qualificados.

E quer saber da melhor parte?

Se você fizer o seu tratamento no Hospital do Dente, não vai precisar perder tempo marcando horários e fazendo exames em outros lugares, porque a nossa estrutura é completa, do início até o final do seu tratamento.

Clique aqui para encontrar um Hospital do Dente perto de você.