Mordida cruzada: Conheça os tipos, sintomas e tratamento

02/02
Procedimentos

Mordida cruzada: Conheça os tipos, sintomas e tratamento

Cada vez mais a preocupação com um sorriso bonito está presente nas nossas vidas, e não é para menos: nosso sorriso é nosso cartão de visitas e ele merece cuidados especiais.

 

Um sorriso bonito faz toda a diferença.

 

Mas nós temos que ir além da estética. Quando o posicionamento incorreto dos dentes gera dor, desconforto e problemas de saúde bucal, acende-se o alerta vermelho e é necessário procurar ajuda.

 

Problemas como mordida cruzada podem causar desconfortos que vão além da estética.

O que é mordida cruzada?

Quando os dentes superiores e inferiores não se encostam corretamente, prejudica a mastigação e é o que chamamos de mordida cruzada. 

 

E sim, esse é um problema comum entre as pessoas.

 

As causas do surgimento da mordida cruzada podem ser genéticas ou por fatores externos, seja pelo ato de chupar dedo ou chupeta, fazer uso de mamadeira por um tempo prolongado, roer tampas de canetas, não ter uma respiração bucal adequada, apresentar anomalia óssea congênita e até mesmo a perda precoce dos dentes naturais.

Tipos de mordidas cruzadas

Ao falar em mordida cruzada, temos dois tipos: a mordida cruzada anterior e a posterior ou lateral. Vem ver comigo as diferenças entre elas...

Mordida cruzada anterior

Apresenta um adiantamento da mandíbula em relação ao maxilar superior, ou seja, o queixo é projetado para frente, ou também podemos ter o encurtamento do maxilar superior comparado ao inferior. 

 

Nesse caso percebe-se que os dentes frontais da arcada dentária superior se projetam por dentro dos dentes inferiores.

Mordida cruzada posterior ou lateral

Já nesse caso, se aplica quando os dentes laterais da arcada dentária de cima se projetam por dentro dos dentes inferiores.

Identificando os sintomas

Em alguns casos ela pode ser bem perceptível, caso o paciente sofra de mordida cruzada anterior, pois ao sorrir nota-se esse deslocamento dos dentes frontais, além da projeção do queixo para frente, que também se torna perceptível.

 

Em outros casos esse problema pode passar despercebido, sobretudo quando os dentes estão aparentemente alinhados, mas durante a mastigação os dentes se deslocam de maneira incorreta. 

 

Por isso sempre batemos na tecla de manter uma visita ao dentista pelo menos a cada ano, assim ele fará avaliação de todos os dentes, fará exames e descobrirá caso tenha alguma anormalidade a ser tratada.

 

É muito importante se atentar aos sintomas para buscar ajuda no tratamento da mordida cruzada, entre eles nós temos alguns muito comuns: dores de cabeça, dor na mandíbula e aparecimento de cáries dentárias, pois a higienização desses dentes se torna mais difícil. 

O que a mordida cruzada pode causar?

A pessoa adulta que sofre de mordida cruzada provavelmente vai apresentar problemas na mastigação, doenças gengivais, vai acabar por morder a própria bochecha, tende a sentir dores na região do pescoço e ombros, provoca o desgaste dos dentes.

 

E, se o paciente apresentar a mordida cruzada posterior, ele poderá desencadear o bruxismo.

 

Sem falar da aparência estética onde os dentes não estarão alinhados e consequentemente afetará a beleza do sorriso.

 

Já nas crianças a mordida cruzada interfere no crescimento saudável dos ossos do rosto, o que mais tarde afetará o desenvolvimento fonoaudiólogo, a mastigação e a respiração desses pequenos pacientes.

 

Quando adulto ele pode apresentar os mesmos sintomas citados acima.

Qual é o melhor tratamento para mordida cruzada?

Cada caso é único e deve ser avaliado cautelosamente, mas quando falamos em saúde, quanto mais precoce for identificado e tratada essa questão, melhor, pois problemas futuros serão evitados.

 

Em crianças e no início da adolescência o recomendado, e mais comum, é o uso de aparelho ortodôntico e de expansores. Nessa faixa etária, dificilmente é necessário fazer um procedimento cirúrgico.

 

Em adultos também há a possibilidade de se fazer o uso de aparelhos ortodônticos, se o grau de mordida cruzada for leve, mas outra alternativa seria uma cirurgia.

 

Já que estamos falando em tratamento, sempre é bom lembrar que a higienização bucal com a escovação dos dentes e o uso do fio dental farão toda diferença no tratamento que seu dentista irá definir para o seu caso.

 

Ah, antes que eu esqueça, tenha cuidado na ingestão de alimentos doces ou que grudem facilmente nos dentes, pois alguns restos podem ser difíceis de limpar e algumas bactérias podem se proliferar no local.

 

Aqui eu trouxe mais informações de possíveis tratamentos, dá uma olhadinha:

  • Aparelho ortodôntico: Como acabamos de ver, tanto crianças quanto adolescentes e adultos podem fazer uso desse tratamento. A função dele é alinhar os dentes para corrigir a questão da mordida torta;

  • Expansor palatino: De termo difícil, mas de fácil entendimento, traduzindo para a nossa linguagem diária, esse é o famoso “aparelho do céu da boca”, que muitas crianças fazem o uso pois elas podem apresentar a maxila pequena, que não se encaixa direito na mandíbula. Esses aparelhos do céu da boca podem ser fixos ou removíveis;

  • Aparelho de tração extrabucal: Nessa opção o aparelho é preso na cabeça e rosto do paciente, geralmente é colocado em crianças e adolescentes pelo fato dos maxilares ainda estarem se desenvolvendo e a correção da mordida cruzada é mais fácil;

  • Extração dentária: Antes de colocar o aparelho, é possível que seu dentista faça a extração de um ou mais dentes, isso é feito para que se tenha mais espaço para os dentes inferiores se moverem;

  • Restaurações dentárias: Quando o paciente apresentar um desalinhamento mais leve, três restaurações podem ser feitas nos dentes: colagem, capeamento e remodelagem;

  • Cirurgia: E por último, temos a opção de cirurgia. Quando falamos em correção da mordida em adultos, geralmente é mais difícil fazer essa correção com aparelhos, mas não impossível. Tudo dependerá do nível de desalinhamento.

Se o seu caso não puder ser resolvido com o uso de aparelhos ortodônticos ou outras técnicas pouco invasivas, o seu dentista pode indicar uma cirurgia corretiva, onde seus maxilares serão reposicionados e o problema estará resolvido.

Quanto tempo leva para corrigir a mordida cruzada?

Difícil dizer pois essa informação depende muito do grau de gravidade da mordida cruzada que o paciente apresentar: pode-se levar meses ou anos, cada caso é estudado individualmente e nada mais certeiro do que fazer uma avaliação com seu dentista de confiança.

 

A partir da avaliação feita, o método de tratamento mais adequado para o seu caso vai ser escolhido, e será possível estimar a duração do seu tratamento de correção de mordida.

Conclusão 

Hoje pudemos ver, entender e identificar os problemas de mordida cruzada e quais são os possíveis tratamentos.

Se você conhece alguém que sofre desse problema, envie esse link e o ajude a ter mais qualidade de vida e ter um lindo sorriso.

Agora, se você se identificou com as questões ditas acima, ou está preocupado com o modo que a sua mordida se comporta durante a mastigação, procure o Hospital do Dente OdontoTop mais próximo da sua casa.

Agende uma avaliação com um de nossos dentistas e ele te mostrará o melhor e mais eficaz tratamento dentário para esse problema.