Odontologia estética: como funciona e principais tratamentos

09/09
Procedimentos

Odontologia estética: como funciona e principais tratamentos

Quase todo mundo quer ter um sorriso bonito, não é mesmo? E não é para menos: um sorriso bonito abre portas.

 

Aliás, pesquisas indicam que um sorriso bem cuidado representa 50% da beleza de uma pessoa. Em outras palavras, se você busca melhorar sua aparência, melhorar o seu sorriso já é meio caminho andado para você alcançar seu objetivo.

 

Uma das formas de fazer isso é por meio da odontologia estética.

 

O que é a odontologia estética?

Odontologia estética é uma especialidade do dentista que cuida da saúde e da beleza orofacial. Abrange todas as técnicas para tornar o sorriso mais bonito e harmônico, desde as mais superficiais, como uma limpeza de todos os dentes, até as mais radicais, como o uso de lentes de contato dentais que modificam totalmente o sorriso.

 

A odontologia estética, mesmo sendo um pouco mais voltada para a beleza, também anda de mãos dadas com a saúde bucal. Afinal, o primeiro passo para a saúde e integridade dos dentes passa por cuidados que também são estéticos: boa higienização, limpeza profissional feita em consultório, remoção de cáries e assim por diante.

 

A odontologia estética traz uma série de benefícios. Dentre eles, podemos citar:

 

  • Pode restaurar dentes quebrados e trincados, tornando o sorriso mais harmônico e bonito;

  • Pode remover manchas ou aspectos amarelados da superfície dos dentes;

  • Deixa a cor de todos os dentes mais uniforme;

  • Traz saúde bucal para o paciente;

  • Deixa os dentes mais retos;

  • Melhora a mordida e torna a mastigação mais fácil;

  • Melhorar a autoestima dos pacientes.

Principais tratamentos da odontologia estética

Conheça quais são os tratamentos mais comuns dentro do consultório dos dentistas para conseguir um sorriso mais bonito nos pacientes:

 

Aparelhos ortodônticos

O aparelho ortodôntico é usado para corrigir a posição dos dentes e melhorar a mordida. Dentro da odontologia estética, o aparelho ortodôntico é um dos tratamentos mais tradicionais.

 

Apesar de serem amplamente procurados para resolverem problemas estéticos com dentes tortos, a correção da mordida é essencial, pois uma mordida desalinhada, além de interferir na beleza do sorriso, também pode causar dores.

 

A melhor notícia para quem quer e precisa usar um aparelho ortodôntico, é que hoje existem muitos modelos disponíveis no mercado: fixos, móveis, metálicos, coloridos ou transparentes.

 

Tem parelho ortodôntico para todos os gostos - e para todos os bolsos.

 

A melhor forma para descobrir qual é o aparelho ideal para você, é fazendo uma consulta com um dentista. Afinal, o tempo de uso vai depender da complexidade do problema.

 

Clareamento dental

Esse é outro tratamento muito usado dentro da odontologia estética. Ter os dentes branquinhos é o desejo de muita gente. Existem duas formas seguras e eficazes de clarear a superfície dos dentes:

 

Clareamento a laser

O clareamento a laser é um tipo de tratamento de odontologia estética feito, exclusivamente, no consultório do seu dentista. Ele usa um produto com uma concentração clareadora muito mais elevada do que o produto que você usa em casa. Isso torna o processo mais eficaz, mas também requer mais cuidados.

 

O clareamento a laser traz ótimos resultados e de forma mais rápida: em uma até três sessões, você já pode alcançar o resultado esperado. Mas ele não é indicado para menos de 18 anos.

 

Como sempre, esse prazo depende também do grau de complexidade das manchas nos seus dentes, do produto utilizado e da experiência do dentista.

 

Clareamento caseiro

Já o clareamento caseiro é um tratamento da odontologia estética que é feito em casa, de acordo com as instruções do dentista. Aqui, o produto é mais leve e, por isso, leva mais tempo para atingir o resultado.

 

O clareamento caseiro é feito com uma moldeira de silicone fornecida pelo dentista, preenchida com o gel clareador. A intensidade do gel, a frequência e o tempo de uso variam de acordo com cada caso. Por isso, fale com seu dentista.

 

Implantes 

Implante é um tratamento da odontologia estética que é mais invasivo e mais radical. Consiste em parafusos de titânio que são inseridos na cavidade óssea do paciente e, depois disso, um dente artificial é fixado.

 

Implantes podem ser feitos em casos extremos de dentes que precisam ser extraídos ou que foram perdidos, seja em casos de acidentes ou de problemas de saúde bucal.

 

O paciente pode recorrer a implantes também no caso da ausência de muitos ou de todos os dentes. É uma ótima alternativa e cada vez mais usada por pacientes que usam prótese móvel - mais conhecida como dentadura - e sonham com um sorriso fixo e com aspecto natural.

 

Restaurações

Restaurações podem ser feitas em diversos casos, como dentes quebrados ou trincados, que precisam ser preenchidos com materiais específicos para que retornem ao seu estado natural.

 

Pacientes com obturações escuras também podem recorrer a restauração para retirada do material escuro e preenchimento da cavidade com um material da cor dos seus dentes naturais

 

Lentes de contato dental e facetas

Lente de contato dental e facetas são dois tipos similares de odontologia estética que tem o poder de transformar um sorriso de forma radical. Consistem em uma espécie de “capa dental” que vai ser colada sobre cada um de seus dentes, mudando totalmente seu aspecto.

 

Com isso, você sai do consultório do dentista com um sorriso novo.

 

As lentes de contato e as facetas são dois tratamentos parecidos e são usados de acordo com o objetivo do paciente e da complexidade do problema que ele apresenta. A melhor forma de saber qual dos dois tratamentos é o mais indicado, é falando com um dentista.

 

Harmonização facial

Um dos tratamentos da odontologia estética mais famosos, falados e em alta no momento é a harmonização facial.

 

O dentista vai avaliar cuidadosamente os pontos do rosto de cada paciente, que podem ser realçados ou disfarçados, dependendo do objetivo. O tratamento pode ser feito botox e ácido hialurônico, por exemplo, e proporcionar muito mais harmonia para o rosto do paciente.

 

A odontologia estética também está ligada à saúde bucal

O principal foco da odontologia estética é, de fato, melhorar a aparência dos dentes em diversos aspectos, como cor, forma e alinhamento. Mas ela também é usada para solucionar problemas funcionais e estruturais da dentição dos pacientes.

 

Dentes desalinhados, por exemplo, realmente afetam a aparência, mas é muito mais do que isso. Podem causar problemas mais graves e desconfortáveis ao paciente.

 

O excesso de gengiva é outro problema que afeta a aparência e que pode ser resolvido com a odontologia estética. Mas também vai além da aparência: facilita o acúmulo de alimentos nas raízes dos dentes e podem levar ao surgimento de cáries e mau hálito.

 

Onde encontrar um profissional que atue com odontologia estética?

Procure um Hospital do Dente OdontoTop perto de você para conversar com um dentista e fazer uma avaliação. O Hospital do Dente é a melhor rede de odontologia do Brasil, com os dentistas mais qualificados e preparados para entregar o sorriso dos seus sonhos.

 

Além disso, o Hospital do Dente tem uma estrutura completa com os equipamentos mais modernos e tecnológicos para qualquer tratamento que você queira ou precise. 

 

Clique aqui para encontrar um Hospital do Dente perto de você.