Restauração dentária

10/06
Procedimentos

Você sabia que, com uma restauração dentária, você pode ter o seu recuperado no mesmo dia? Veja como funciona.

Restauração dentária

A restauração dentária é bastante usada nos consultórios de odontologia. O procedimento é conhecido e usado para tratar problemas que comprometem a saúde bucal e também como uma forma relativamente fácil de resgatar sorrisos.

É comum que aconteçam acidentes que causem danos aos dentes. Acidentes de carro, de bicicleta, ou mesmo quedas, podem resultar em um dente quebrado - e isso pode, facilmente, acontecer com adultos e crianças.

Como consertar um dente quebrado? É isso que uma restauração dentária pode fazer.

Quer entender melhor como funciona esse procedimento? A leitura deste artigo vai levar apenas alguns minutos e você entender tudo sobre restauração de dentes.

Vamos lá?

O que é uma restauração dentária?

 

A restauração dentária, também chamada de restauração dental, é uma técnica feita no consultório odontológico com o objetivo de reconstruir o dente em casos de cáries ou traumas e fraturas.

Técnicas e materiais diferentes podem ser usados nessa reconstrução, a depender de cada caso.

Em linhas gerais, para realizar o procedimento no caso de uma cárie, por exemplo, o dentista precisa limpar a área afetada no dente, retirar os tecidos atingidos e, por fim, aplicar o material, como a resina. Esse material vai cobrir a área afetada e isso vai prevenir que novos problemas aconteçam no mesmo local.

É claro que, aliada a uma restauração dentária, a higiene bucal continua sendo a melhor forma de prevenir cáries e outros problemas nos dentes. 

Qual a diferença entre restauração e obturação?

As duas técnicas são muito similares. Como diferença fundamental, podemos definir assim: uma obturação tem um um objetivo mais funcional, enquanto a restauração dentária está mais relacionada à estética.

Quando você vai ao dentista com uma dor de dente causada por uma cárie, a maior preocupação do dentista será devolver a funcionalidade ao dente. Ou seja, o tratamento, nesse caso, busca a retirada da cárie e o fechamento da cavidade formada por esse problema.

Essa cavidade pode ser fechada com um material chamado de amálgama que, apesar de ser muito resistente, não é muito bonito - porque ele é escuro e fica bastante aparente.

O objetivo da reconstrução é resolver o problema funcional - acabar com a cárie e a cavidade - de uma forma esteticamente agradável: usando um material da cor do dente, imperceptível.

O amálgama era usado com muito mais frequência antigamente. Então, dependendo da sua idade, é possível que você tenha obturações escuras nos dentes. Se isso o incomoda, você pode procurar um dentista e fazer uma restauração dentária: o dentista vai trocar todas as obturações escuras por um material da cor dos seus dentes.

Como saber se preciso de uma restauração?

 

A restauração dentária pode ter objetivo estético, mas também pode ser que ela realmente seja necessária em prol da sua saúde bucal. E também é possível que você queira fazer a restauração dos dentes e que o procedimento não seja indicado para o seu caso.

 

Para fazer essa avaliação, você precisa procurar um dentista, que vai definir a melhor forma de seguir com o tratamento.

 

Ele vai examinar seus dentes e, de acordo com o seu objetivo e com as suas necessidades, indicará o melhor tratamento indicado.

Como é realizada uma restauração de dentes?

 

Na consulta com o dentista, ele vai avaliar o estado do dente danificado e os objetivos do paciente. O procedimento de restauração dentária vai ser realizado de formas diferentes, com materiais adequados para cada caso.

 

De forma geral, o procedimento realizado pelo dentista é o seguinte:

 

  • Avaliação do dente a ser restaurado;

  • Remoção das partes atingidas, em caso de cárie;

  • Remoção da obturação antiga, em caso de substituição;

  • Limpeza do local;

  • Preenchimento da cavidade com o material adequado, como resina.

Se o caso for de fratura ou perda de uma parte do dente, o dentista vai usar a resina para reconstruir o dente quebrado. Isso pode acontecer em caso de quedas ou acidentes, por exemplo. Ou seja, é um caso comum até mesmo entre crianças.

Com a restauração dentária, o dente volta a sua aparência normal e o dano se torna imperceptível.

Se for necessário fazer a restauração de uma parte muito grande do dente, o dentista precisará fazer um molde da boca e o dente será reconstruído a partir deste molde.

O objetivo desse tipo de restauração dentária em caso de fraturas, é que a parte reconstruída fique igual ao dente natural. Como as pessoas têm tonalidades diferentes de dentes, os materiais usados em reconstruções também são fabricados de diversas tonalidades. 

Então, a restauração dentária é um tratamento bastante personalizado.

A ideia também é que seja um procedimento altamente durável e resistente, o que também depende dos cuidados diários que o paciente tem com os dentes.

Quais são os tipos de restaurações dentárias?

 

Além de tonalidades diferentes, em casos de materiais que devam ficar imperceptíveis nos dentes, também existem alguns tipos diferentes de materiais que podem ser usados em restauração dentária.

Os mais conhecidos e usados são:

Restauração de porcelana

 

A restauração de porcelana é muito usada quando o objetivo do paciente é estético, como a reconstrução de dentes mais aparentes, que tenham sofrido fraturas.

A porcelana é um dos materiais que os dentistas mais aprovam e recomendam. O resultado fica discreto, sem distinção nenhuma entre dente natural e a parte reconstruída. Além disso, o resultado também é resistente e durável, podendo permanecer intacto durante muitos anos.

O lado negativo de uma restauração dentária feita com porcelana, é o custo. É um dos materiais mais onerosos em termos de reconstrução dental.

Por ser um material duro, o dentista precisa fazer um molde e o dente de porcelana é feito a partir dele. Por isso, o dente reconstruído não fica pronto no mesmo dia.

Resina composta

A resina composta é outro material amplamente recomendado pelos dentistas por sua boa aparência e durabilidade. Para os pacientes que querem um resultado bonito, a notícia é boa: o custo-benefício de uma restauração usando resina, é bem satisfatório.

Por isso é um dos materiais mais utilizados nos consultórios odontológicos, unindo uma boa aparência dos dentes com um preço melhor do que a porcelana.

A resina composta é um material flexível, o que facilita a aplicação e permite que o dentista conclua o procedimento no mesmo dia. Você já sai do dentista com um sorriso novo, com todas as funcionalidades em dia, inclusive a mastigação.

Apesar de a resina ser flexível, quando o dentista faz um procedimento com luz chamado de fotopolimerização, a resina endurece, o que permite que o paciente saia do consultório com um dente igual ao natural - em aparência e em funcionalidade.

Restauração de ouro

Uma restauração de ouro só pode ser feita a partir de um molde, em laboratório, em um processo similar à porcelana. Tem boa durabilidade, podendo permanecer intacta por cerca de 20 anos.

Como é de se imaginar, uma restauração dentária de ouro tem um preço bastante elevado, além de demandar várias visitas ao dentista. Por ser um material duro, com a necessidade de moldes, testes e ajustes, o paciente não tem a possibilidade de sair com um sorriso novo no mesmo dia.

Restauração de amálgama

 

As restaurações de amálgama, também conhecida como restauração dentária de prata, são muito resistentes e, dentre as opções, a mais barata. A restauração de prata era muito mais usada antigamente e seu principal ponto negativo é que, esteticamente, o resultado não fica tão bom.

Isso porque, apesar de barato, esse material é escuro. O resultado fica extremamente aparente e, por isso, só é usado para reconstrução de dentes que ficam pouco visíveis. Muitas pessoas que têm obturações em amálgama procuram um dentista para fazer uma restauração dentária, substituindo o material escuro pela resina.

Saiba mais sobre o procedimento de restauração de dentes

Um ponto bem importante de ser mencionado, caso você seja o tipo de pessoa que morre de medo de ir ao dentista, é que fazer uma restauração dentária não é um procedimento que causa dor.

Antes de fazer a restauração, o dentista avalia os danos ao dente. Se houver qualquer sensibilidade ou se for o caso de uma cárie profunda, ele fará uma anestesia local antes de começar o tratamento. Ou seja, você não vai sentir nada para ter seu sorriso restaurado.

Benefícios de uma restauração dentária bem realizada

 

Dentre os muitos benefícios de uma restauração dentária, vale ressaltar as mais importantes:

  • Acaba com as cáries, limpando e restaurando a cavidade formada pelo problema;

  • Seja qual for o caso, a restauração recupera o formato original dos dentes, sejam dentes mais aparentes, ou os mais escondidos;

  • Traz mais conforto, pois o dentista vai respeitar o formato natural do dente, resultando em uma mordida igual a que você tinha antes.

  • Melhora a aparência, sobretudo nos casos de dentes fraturados por acidentes, que podem ter seu formato original recuperado.

Eliminar cáries

 

Uma cárie pode causar uma dor de dente tremenda. Quem já teve sabe como pode ser terrível. Mas o problema que uma cárie causa nem se encerra na dor: ela também pode prejudicar o esmalte dos dentes, além de ser péssima para a saúde bucal como um todo.

Uma higiene adequada é essencial mas, muitas vezes, as cáries surgem mesmo assim. A restauração dentária é a única solução para acabar com as cáries que se formaram.

Corrigir dentes desgastados

 

Já falamos sobre quedas e acidentes, e de como a restauração dentária é uma grande aliada nesses casos. Mas ainda existem situações de dentes desgastados que podem ser causados, por exemplo, por bruxismo. 

 

O ranger dos dentes pode desgastar os dentes de forma severa e, para reconstruir a camada desgastada, a restauração - aliada a outros cuidados - é fundamental.

Quanto tempo dura uma restauração no dente?

A durabilidade da restauração dentária depende muito dos cuidados que o paciente tem em casa. Não estamos falando de cuidados específicos para a restauração, mas da higiene bucal diária: escovação dos dentes e uso de fio dental, por exemplo.

Se a higiene bucal do paciente for boa, de acordo com as orientações do dentista, certamente as restaurações durarão muitos anos. Até porque, todos os materiais utilizados em procedimentos assim, tem excelente durabilidade. 

Por outro lado, se a higiene não for satisfatória, novos problemas bucais não passarão a aparecer, comprometendo os dentes restaurados e também os dentes naturais.

Dito isso, também é importante frisar que qualquer material utilizado em restaurações é mais propenso à mudança de cor do que o dente natural. Por isso, se ela é feita em um dente bem visível, é preciso ter atenção com alimentos muito pigmentados, pois podem manchar.

Também vale a pena falar com seu dentista se você tem vontade de fazer clareamento nos dentes. O clareamento age de modo diferente nos dentes naturais e nas restaurações, então a melhor estratégia é escolher a cor da restauração no tom que você deseja para o clareamento.

Realize sua restauração dentária em uma clínica OdontoTop

 

Está em dúvida se vale ou não a pena fazer uma restauração dentária? Em primeiro lugar, saiba que se você tem uma cárie, não fazer a restauração não pode ser uma opção. Sem essa reconstrução do dente, você experimentará dores cada vez mais intensas.

Além disso, sem o tratamento, haverá a possível necessidade de uma intervenção ainda maior, como um tratamento de canal. Em alguns casos, pode até mesmo haver a perda do dente.

E também não podemos esquecer da autoestima, não é mesmo? Trocar as suas obturações escuras ou restaurar um dente quebrado pode fazer toda a diferença na sua autoestima e, consequentemente, na sua confiança em si mesmo e no modo como você vai encarar a vida.

O Hospital do Dente OdontoTop tem dentistas altamente capacitados, com equipamentos modernos e materiais de qualidade para que você saia do procedimento com o resultado que busca. Encontre uma unidade do Hospital do Dente perto de você e agende uma avaliação.

 

Ter aquele sorriso lindo que você quer, pode ser mais fácil do que você imagina.