Você vai ao dentista só quando sente dor? Sua saúde bucal pode estar em risco

Procedimentos

Você vai ao dentista só quando sente dor? Sua saúde bucal pode estar em risco

Você já parou para pensar como está a saúde dos seus dentes? Dizer que está tudo bem só porque não sente dor não é garantia de um sorriso saudável. Assim como fazemos avaliações médicas, é importante adotar esse hábito também para a saúde bucal, fazendo avaliações odontológicas regularmente.

Vou te mostrar o passo a passo desse procedimento e explicar por que é fundamental realizá-lo com frequência.

Muita gente espera sentir dor nos dentes antes de ir ao dentista, mas isso não é o ideal. Além de ser desconfortável, esperar até a dor começar pode sair caro.

Descubra por que consultas regulares são a melhor escolha para evitar desconfortos e gastos extras. Vamos lá?

Por que fazer avaliações periódicas com o dentista?

Fazer avaliação odontológica a cada seis meses é essencial. Afinal, é melhor prevenir do que remediar. É necessário ir ao dentista para prevenir problemas bucais ou tratá-los em estágios iniciais.

Isso assegura a saúde constante da sua boca, mantendo-a em equilíbrio com o resto do seu corpo. É crucial realizar esse procedimento com um dentista de confiança para garantir resultados eficazes.

Quando fazer avaliação?

Geralmente, recomenda-se fazer consultas odontológicas a cada seis meses. Essa frequência ajuda a detectar doenças em estágios iniciais, como cáries ou gengivite, permitindo tratamentos menos invasivos.

Na avaliação, o dentista avalia a saúde bucal como um todo: testa a sensibilidade dos dentes, avalia a presença de cáries ou necessidade de tratamento de canal e avalia problemas nas gengivas, além de ouvir as queixas dos pacientes sobre o sorriso e os desejos de mudanças estéticas, como clareamento ou facetas.

A avaliação pode revelar várias condições bucais que podem ser identificadas e tratadas precocemente. Entre elas, tártaros, inflamações nas gengivas, defeitos ou infiltrações em restaurações antigas e até mesmo lesões nos tecidos moles da língua e bochechas, como o câncer de boca.

Para garantir resultados positivos nesse procedimento, é crucial realizar uma profilaxia com a aplicação de flúor nos dentes. Além disso, os dentistas instruem os pacientes sobre como usar escova e fio dental corretamente.

Apenas com uma higiene adequada o paciente terá uma saúde bucal plena, e uma alimentação saudável também desempenha um papel importante e deve ser incentivada.

Quais são os seus benefícios com a avaliação?

Manter os dentes limpos

É importante manter os dentes limpos, mesmo se não estiver doendo. Visitar o dentista antes de sentir dor pode ajudar a identificar e tratar problemas bucais mais facilmente.

Ir regularmente ao dentista é uma ótima forma de manter a saúde bucal e prevenir diversos problemas. Não tem jeito, a limpeza e o uso regular de flúor mantêm os dentes limpos e protegidos por mais tempo.

Restaurações em dia

Se você já teve restauração nos dentes, deve saber que elas às vezes soltam ou quebram. Se você vai ao dentista regularmente, esse problema pode ser resolvido facilmente. Além disso, isso ajuda a evitar que o dente fique aberto, o que poderia causar cáries e outros problemas bucais mais sérios que exigem tratamentos mais complexos.

Perca o medo

Se você espera sentir dor nos dentes antes de ir ao dentista, pode acabar precisando de tratamentos mais intensos e assustadores. Isso é uma das razões pelas quais as pessoas têm medo de dentistas, mas, vamos ser sinceros, elas geralmente adiam a visita até o último momento.

Por outro lado, se você vai ao dentista regularmente, geralmente só precisa passar por procedimentos simples, que não costumam ser dolorosos ou desconfortáveis. Isso ajuda a perder o medo e a manter a saúde bucal em dia.

Economize dinheiro

Se você faz consultas preventivas, acaba gastando menos dinheiro, pois esses procedimentos são mais simples e acessíveis, além de prevenir problemas mais sérios. Já os tratamentos de emergência e reabilitação são mais complexos e, consequentemente, mais caros.

Evite chegar a esse ponto, o que significa evitar situações desconfortáveis no consultório do dentista e despesas maiores.

Autoestima em primeiro lugar

Sorrir é uma forma de se apresentar, e dentes bem cuidados fazem isso ainda melhor. Isso resulta em maior autoestima e confiança, o que pode ter um impacto positivo na maneira como você se apresenta e abre diversas oportunidades, tanto pessoais quanto profissionais.

Evite outras doenças

Fazer consultas regulares ao dentista ajuda a detectar precocemente qualquer doença em desenvolvimento, possibilitando tratamentos mais rápidos e reduzindo o risco de outras doenças, incluindo a perda dos dentes.

A falta de higiene bucal pode levar a problemas como periodontite e gengivite, que aumentam o risco de perder os dentes. Além disso, visitas regulares ao dentista podem ajudar a prevenir o câncer bucal e outros problemas.

É melhor não esperar sentir dor nos dentes para procurar um dentista. Assim, você aproveita todos os benefícios mencionados acima. No entanto, se a dor surgir, é importante saber como agir para preservar seus dentes. Leia nosso texto sobre o assunto para se informar.

Agende a sua avaliação na OdontoTop

Você já entendeu que a avaliação semestral é um procedimento fácil, simples e rápido, não é mesmo? Agora só falta você entrar em contato com o Hospital do Dente mais próximo de você e agendar a sua avaliação.

Atendemos todas as especialidades e contamos com as melhores tecnologias para entregar o sorriso que você merece.