Checklist dos consultores de campo

23/08
Suporte ao Franqueado

Item essencial para o sucesso de uma unidade

Checklist dos consultores de campo

Se você é franqueado da OdontoTop, já sabe como funciona. Se você ainda não é franqueado, deve estar se perguntando o que são os checklists dos consultores de campo do Hospital do Dente.

 

De modo geral, o consultor de campo é uma pessoa designada para visitar todas as unidades, todos os meses, e verificar se as regras e procedimentos padrão estão sendo seguidos e aplicados adequadamente em cada hospital.

 

Nessa visita, o consultor de campo aplica um checklist: um questionário com cerca de 150 itens de avaliação da unidade.

 

As atribuições do consultor de campo são:

 

  • Levantamento das necessidades dos franqueados e clientes;

  • Auxílio no desenvolvimento e implantação de alterações ou inovações;

  • Alinhamento de fluxos do Hospital do Dente com a estratégia da franqueadora;

  • Auxílio na resolução de eventuais problemas operacionais ou de gestão;

  • Foco na melhoria do desempenho do negócio;

  • Supervisão do cumprimento das determinações contratuais e regras estabelecidas,  como o manual de normas e rotinas, estoque de insumos, materiais de expediente, brindes, fachada, organização e limpeza da unidade.

Pode parecer um pouco assustadora a perspectiva de um consultor de campo visitar a sua unidade mensalmente e verificar cada detalhe do funcionamento. Mas a verdade é que essa é uma grande e poderosa ferramenta de suporte da franqueadora.

 

O objetivo não é apontar erros e culpados, mas encontrar falhas e buscar formas de consertá-las. Assim, os consultores oferecem recursos para que o franqueado tenha mais sucesso nos seus objetivos.

 

As principais funções da visita dos consultores é, justamente, tirar as pedras do caminho do franqueado, identificar desafios e obstáculos, e auxiliar a remover esses obstáculos para que o sucesso da unidade seja atingido no seu nível máximo.

 

Trata-se de uma visita rigorosa, com o olhar clínico e bem treinado de cada um dos consultores, mas o objetivo é um só: encontrar soluções. É o olhar criterioso sobre problemas que, algumas vezes, quem está dentro do negócio, não consegue captar.

Alguns dos itens que fazem parte do checklist são:

 

  • Análises de indicadores de desempenho: qualidade de cadastro dos clientes atendidos, agendamento e avaliações realizadas, orçamentos, vendas e taxas de conversão, taxa de entrega de procedimentos, custos de operação e saúde financeira;

  • Acompanhamento das estratégias de marketing e vendas realizadas;

  • Acompanhamento das redes sociais;

  • Avaliação do desempenho e atendimento conforme a capacidade operacional instalada;

  • Acompanhamento do alcance das metas estabelecidas.

O checklist mensal é aplicado porque a OdontoTop entende que processos bem definidos fazem com que todas unidades performem melhor, além de reduzir gastos desnecessários. 

 

Para que esse objetivo seja alcançado com êxito, o papel do gestor é fundamental: ele precisa ser totalmente transparente para que o consultor possa, de fato, ajudar a solucionar problemas que podem estar impedindo o pleno sucesso da unidade.

 

O suporte da OdontoTop é um dos fatores mais importantes que impactam no sucesso da rede e, consequentemente, no sucesso de cada um dos franqueados. E a presença dos consultores de campo com a aplicação do checklist funciona como um grande elo entre franqueador e franqueado. Um dos elos que fazem toda a diferença para o crescimento do negócio.