Afinal, quantos dentes temos na boca?
09/12
Variedades
Quando se fala sobre os dentes, é comum surgirem dúvidas básicas, como quantos temos ao longo da vida e qual a função de cada um.
Os dentes não apenas ajudam na mastigação e na digestão dos alimentos, mas também desempenham um papel importante na fala, principalmente durante a primeira dentição. Neste artigo, explicamos quais são os tipos de dentes e suas principais funções. Saiba mais!
Os primeiros dentes a surgir na vida são conhecidos como dentes decíduos ou simplesmente dentes de leite. Normalmente, uma criança desenvolve 20 dentes de leite ao longo dos primeiros anos de vida, sendo:
• 10 na arcada superior.
• 10 na arcada inferior.
Esses dentes começam a aparecer, em média, aos seis meses e continuam surgindo até os três anos. Eles desempenham papéis importantes, como ajudar na mastigação, na fala e na manutenção do espaço para os dentes permanentes.
Por volta dos 6 anos, inicia-se a substituição dos dentes de leite pelos dentes permanentes, um processo que pode durar até os 21 anos. A dentição permanente é composta por 32 dentes:
• 8 incisivos (frontal e lateral) — cortam os alimentos.
• 4 caninos — rasgam os alimentos.
• 8 pré-molares — trituram e amassam os alimentos.
• 12 molares (incluindo os sisos) — fazem a trituração final.
Os dentes permanentes são divididos igualmente entre as arcadas superior e inferior.
E os sisos? Eles contam?
Os sisos, também chamados de terceiros molares, podem ou não estar presentes na dentição permanente. Algumas pessoas não desenvolvem os quatro sisos ou sequer têm espaço para eles na boca. Nesses casos, é comum que sejam extraídos. Mesmo assim, eles são considerados na contagem total de 32 dentes permanentes.