Bruxismo: principais causas, sintomas e tratamentos indicados

19/09
Variedades

Bruxismo: principais causas, sintomas e tratamentos indicados

Você já ouviu falar sobre bruxismo? Será que você sofre de bruxismo e ainda não sabe?

Bruxismo é uma desordem funcional que provoca o ato, normalmente, involuntário de ranger ou apertar os dentes. Isso pode acontecer com o paciente durante o sono ou acordado. 

É o ato inconsciente de ranger os dentes de forma excessiva, causando pressão sobre os dentes e tensão nos músculos responsáveis pela mastigação.

Apesar de não ser grave, se não for tratado da forma correta, pode resultar em problemas sérios ao longo do tempo.

Em casos extremos, o bruxismo pode causar problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula, fortes dores de cabeça e desgaste severo dos dentes.

Quer saber mais sobre esse assunto?

 

Vamos entender tudo sobre bruxismo nos próximos minutos de leitura:

O que costuma provocar o bruxismo?

As causas que levam uma pessoa a desenvolver bruxismo são desconhecidas. 

 

Podem ser fatores genéticos, neurológicos e até mesmo respiratórios, como ronco e apneia do sono. Outro fator que pode desencadear o bruxismo é psicológico, a exemplo de estresse ou ansiedade.

 

Além disso, o consumo exagerado de cafeína, álcool e fumo também pode aumentar a frequência do bruxismo.

Mas se você sofre de bruxismo, dificilmente a causa exata poderá ser diagnosticada. Pode ser, até mesmo, uma soma de vários fatores.

Quais são os tipos de bruxismo?

O bruxismo é classificado em dois tipos:

Bruxismo diurno

O bruxismo diurno, também conhecido como briquismo, acontece quando a pessoa está acordada e, nesse caso, o ranger dos dentes pode ser voluntário ou semi-voluntário. Muitas vezes, o bruxismo diurno é um hábito e pode estar relacionado ao estresse.

Bruxismo noturno

O bruxismo noturno acontece durante o sono e, por isso, é um movimento involuntário, que acontece sem que a pessoa tenha controle sobre o ranger dos dentes.

Sintomas comuns

Alguns sintomas são comuns em quem tem bruxismo, por isso pode ser fácil diagnosticar uma pessoa que range os dentes:

  • Dor de cabeça, pressão na testa ou na nuca;

  • Dor, barulhos, ressaltos e até deslocamentos na mandíbula;

  • Em casos mais avançados, limitação na abertura e fechamento da boca;

  • Dor, barulhos ou zumbidos nos ouvidos;

  • Tontura, vertigem, enjôo ou vômito;

  • Desgaste dos dentes.

O que fazer para acabar com o bruxismo?

Se você acha que pode estar sofrendo de bruxismo, precisa procurar um dentista o mais cedo possível para frear o ranger dos dentes. Apesar de não ser grave, o bruxismo pode causar uma série de problemas de saúde e estéticos.

Algumas atitudes simples podem ajudar a controlar o problema:

  • Vá ao dentista regularmente;

  • Quando perceber que está apertando os dentes, alivie a força;

  • Evite mascar chicletes;

  • Abandone o hábito de morder objetos duros, como tampas de caneta, por exemplo;

  • Exercite-se - a prática de atividade física ajuda a controlar o estresse;

Porém, se você sofre de bruxismo, apenas essas mudanças de hábitos não serão suficientes para resolver o problema.

 

Você precisa procurar um dentista e fazer um tratamento adequado e de longo prazo.

Tratamentos indicados para bruxismo

É importante frisar que não existe um medicamento ou tratamento que cure o bruxismo. Ou seja, o bruxismo precisa ser monitorado e tratado continuamente. Para isso, vários tratamento podem ser aplicado, inclusive ao mesmo tempo:

Tratamento medicamentoso

O uso de medicamentos, como ansiolíticos, pode ser útil para o controle do bruxismo, uma vez que age sobre o estresse e ansiedade, causas normalmente associadas ao ato de ranger os dentes, voluntária ou involuntariamente.

Muitas vezes, relaxantes musculares também podem ser ministrados na tentativa de diminuir a força que a pessoa consegue fazer nos músculos da mandíbula.

Placas interoclusais

Esse tipo de placa é essencial no tratamento contra o bruxismo. As placas interoclusais são, normalmente, feitas de uma material rígido de acrílico e moldadas de acordo com o formato da arcada dentária de cada paciente. 

É preciso usar a placa durante o sono e seu papel é restringir os movimentos e reduzir o atrito entre os dentes de cima e os de baixo, diminuindo o desgaste dos dentes.

Toxina botulínica

Sim, o uso do botox vai muito além de fins estéticos e é um bom aliado no tratamento contra o bruxismo. Como a toxina botulínica age paralisando o músculo, ela pode ser aplicada na mandíbula, reduzindo a força que o paciente consegue exercer ao ranger os dentes.

O principal benefício do uso do botox contra o bruxismo é que ele age 24 horas por dia, independente de qualquer ação do paciente. 

Uma pequena quantidade do produto é aplicado pelo dentista e seu efeito vai perdurar durante vários meses. 

Qual é o melhor tratamento?

O tratamento apropriado para você depende da avaliação do dentista, pois pode variar de acordo com a complexidade de cada caso.

O uso de medicamentos, das placas, aplicação do botox ou qualquer outro tratamento deve ser indicado e executado, exclusivamente, pelo dentista. É ele quem vai avaliar cada caso e prescrever o melhor procedimento.

Quando e como buscar a ajuda de um especialista?

Se você perceber qualquer um dos sintomas do bruxismo, sobretudo dor e desgaste dos dentes, procure um dentista o mais rápido possível. Lembre-se de que o bruxismo não vai sumir sozinho e suas causas são desconhecidas, por isso a intervenção profissional é imprescindível.

O bruxismo também pode acometer crianças, por isso os pais precisam observar se seus filhos estão rangendo os dentes, dormindo ou acordados. Se isso estiver acontecendo, leve o seu filho ao dentista o mais cedo possível para evitar maiores complicações.

Caso os seus dentes já estejam desgastados, isso pode comprometer a sua saúde bucal e também a beleza do seu sorriso. Nesse caso, o dentista pode aliar o tratamento para aliviar e controlar o bruxismo, com um tratamento de recuperação dos dentes, como o uso de lentes.

Quer encontrar um dentista especializado e um local seguro e confiável para entregar o seu sorriso? Procure um Hospital do Dente perto de você. Um hospital especializado em dentes, com os equipamentos mais tecnológicos do mercado e profissionais altamente capacitados para atender você.