Cristiano Demartini na HJ Conference: um palco de aprendizados

03/10
Variedades

CEO da OdontoTop palestra em um dos maiores eventos empresariais de SC

Cristiano Demartini na HJ Conference: um palco de aprendizados

Está acontecendo a 6° edição presencial de um dos maiores eventos de empreendedorismo de Santa Catarina, o HJ Conference, em Concórdia - SC. No primeiro dia do evento, 29 de setembro, O CEO da OdontoTop, Cristiano Demartini, ministrou sua palestra.

A palestra do nosso CEO foi desenvolvida pensando em todos os empreendedores e intraempreendedores que querem ver seus negócios crescerem cada vez mais, mas podem ainda não ter encontrado o caminho das pedras. 

A proposta de Cristiano foi apresentar o mundo do franchising, um dos setores que mais crescem no mundo, trazendo uma palestra com o tema “Como expandir seu negócio através de uma rede”.

Hoje, a OdontoTop tem mais de 60 Hospitais do Dente, 300 dentistas e mais de 500 pessoas diretamente ligadas ao negócio. 

Dentro do franchising existe um mar de possibilidades em um país com pessoas altamente empreendedoras - porém, pessoas com dificuldade em gerir um negócio. O sistema de franchising vem para respaldar essa fragilidade.

Cristiano reiterou que o sistema de franquias é apenas uma das formas de expansão de um negócio, e cita outras formas eficientes de crescimento:

  • Parcerias;

  • Licenciamento da marca;

  • Aumento do mix de produtos;

  • Abertura de outras unidades;

  • Ampliação dos canais de venda;

  • Compra de uma empresa concorrente.

O franchising, porém, é a paixão de qualquer um que faça parte da rede OdontoTop, por ser um sistema testado, aprovado e vivido todos os dias por toda a equipe, seja da franqueadora ou das unidades franqueadas. Um modelo que, comprovadamente, dá certo e, por isso, deve ser olhado com olhos atentos para qualquer um que queria crescer.

Durante a palestra, Cristiano contou um pouco da trajetória da OdontoTop. De acordo com ele, a expansão da empresa aconteceu, em um primeiro momento, com a abertura de unidades próprias. Foi com esse modelo de negócio que, durante quase 8 anos repletos de aprimoramentos, a marca ganhou força e conhecimento, até todos os sócios tomarem uma decisão importante:

A expansão por meio do franchising.

Durante a palestra, Cristiano falou sobre os principais erros das pessoas que entram no modelo de franquias:

De um lado, empreendedores que querem franquear seu negócio e não entendem a sua obrigação enquanto franqueador.

Por outro lado, empreendedores que querem abrir uma franquia e não se informam o suficiente sobre a franqueadora com a qual estão negociando. Isso pode fazer com que se envolvam com empresas que não entregam o mínimo necessário para que se tenha viabilidade.

Outro erro crucial de pessoas que compram uma franquia, segundo Cristiano, é não vê-la como o que ela realmente é: um negócio que precisa ser gerido. Ao invés disso, acreditam que comprar uma franquia seja sinônimo de férias ou descanso. 

Optar pelo modelo de franquias para a expansão não pode ser algo simples. Deve começar com uma análise profunda sobre vários pontos:

  • O negócio tem viabilidade?

  • Ele é lucrativo?

  • Possui características únicas?

  • A marca é forte e tem boa imagem no mercado?

  • Tem know-how dos processos de gestão e de operação bem estruturados?

  • Tem estrutura e capacidade de investimento?

Outras etapas essenciais para pensar em expandir por meio de franquias é pensar se o seu negócio realmente resolve a dor do cliente e ter um time capacitado para a expansão. 

“Acredito muito em uma empresa onde todos podem contribuir, sentir-se parte da construção e melhorar como ser humano.”, afirmou Cristiano.

A palestra no HJ Conference foi um sucesso, ao lado de centenas de outros temas e palestrantes de renome nacional nas mais diversas áreas dentro do empreendedorismo, como vendas, alta performance, finanças, marketing, tecnologia e inovação.