Odontologia digital: saiba o que é e conheça suas vantagens

24/09
Variedades

Odontologia digital: saiba o que é e conheça suas vantagens

Ter um sorriso perfeito é o sonho de muita gente. Alguns querem usar um aparelho para alcançar dentes retinhos, outros querem clarear os dentes. 

 

Ainda tem pessoas que precisam resolver problemas bucais, como um tratamento de canal. E tem os que querem uma transformação radical, seja com lentes de contato, facetas ou próteses.

 

A realidade é que, independente do resultado que você almeja, existe um caminho para alcançá-lo dentro da odontologia.

 

A novidade é que isso pode ser feito usando tecnologias novas e cada vez mais presentes dentro dos consultórios. A isso se dá o nome de odontologia digital.

 

Processos modernos e de alta tecnologia, usando computadores e outros equipamentos que auxiliam em quase qualquer processo: diagnósticos, planejamento, execução de tratamentos e até mesmo cirurgias.

 

Quer saber como a odontologia digital pode facilitar a sua vida como paciente?

 

Então vem:

O que é a odontologia digital?

A odontologia digital está relacionada ao uso das mais diversas tecnologias durante tratamentos odontológicos. Ou seja, a odontologia digital torna os procedimentos mais rápidos, eficazes, seguros e indolores.

Em muitos casos, podem se tornar até mesmo mais baratos e mais fáceis de serem aplicados em qualquer lugar que faça uso dessas tecnologias.

Uma coisa é certa: a odontologia digital está se fortalecendo cada vez mais.

Ela também facilita o trabalho dos dentistas, que podem contar com esses métodos modernos para auxiliar nos diagnósticos e na execução dos tratamentos.

Em resumo, a odontologia digital usa tecnologia para otimizar tratamentos.

O que é possível fazer na odontologia digital?

Esses métodos pode facilitar a vida do paciente e do dentista, pois a tecnologia aliada aos tratamentos dentários permite:

  • A criação de próteses, facetas e restaurações sem a necessidade de moldes;

  • Fazer simulações estéticas e mudanças no sorriso do paciente antes mesmo de iniciar o tratamento;

  • Fazer cirurgias guiadas com planejamento digital para a colocação de implantes, por exemplo;

  • Fazer análises precisas dos tratamentos adequados para cada paciente;

  • Confeccionar peças com impressão 3D.

Odontologia digital: o futuro já começou

Esse é um avanço que veio para ficar e já faz parte do dia a dia das melhores clínicas odontológicas. Os dentistas que estão por dentro das melhores tecnologias e novidades da área odontológica, já estão aderindo a odontologia digital com toda a força.

 

Para a sorte dos seus pacientes.

 

Quer saber exatamente como a odontologia digital pode estar presente no seu tratamento?

 

Veja como ela funciona:

Planejamento digital do sorriso

Para o planejamento digital, os dentistas usam um scanner intraoral que tira fotos internas da boca do paciente. 

Em tempo real, as imagens vão para a tela do computador e dão um panorama completo do interior da boca do paciente - que acompanha tudo isso, ao vivo, enquanto está sentado na cadeira do dentista.

Com esse método da odontologia digital, o profissional consegue analisar cada detalhe da arcada dentária do paciente.

Também pode fazer uma simulação do tratamento de forma precisa, permitindo que você veja como seu sorriso vai ficar - antes mesmo que você decida se vai ou não executar o tratamento.

Cirurgia guiada

A cirurgia guiada também é chamada de implante sem corte. Nesse tipo de odontologia digital, o paciente faz os implantes dentários com mais conforto, agilidade e sem dor.

Antes do procedimento, o dentista faz uma radiografia tridimensional e, com o resultado, o ele pode fazer um guia cirúrgico usando um programa de computador.

Tanto a inclinação quanto a posição de cada implante são planejadas virtualmente. Com base nesse planejamento, é feito o guia da cirurgia, que é posicionado na boca do paciente e usado para guiar o profissional na colocação dos implantes dos locais exatos.

Esse tipo de implante não requer o corte nas gengivas, apenas uma incisão no local em que o implante será fixado.

Impressão 3D

Engana-se quem pensa que a odontologia digital é usada apenas para o planejamento do sorriso. Ela também é muito usada na confecção de peças que serão usadas na boca do paciente, como restaurações, coroas e facetas. 

Depois do planejamento e projeção digital dessas peças, elas podem ser impressas usando uma impressora 3D. 

Radiografia digital

A radiografia digital é uma alternativa moderna para exames de imagem, usando alta tecnologia.

Se você já precisou fazer uma radiografia tradicional, sabe como funciona. Do lado dos dentistas, elas significam mais espaço ocupado, tempo, gastos com material e falhas técnicas do equipamento. 

Ou seja, a radiografia digital traz diversos benefícios para o tratamento odontológico, pois pode acabar com todos esses empecilhos.

A radiografia digital é feita usando um sensor ou placa e, em poucos segundos, o resultado está nas mãos do dentista. As imagens são anatômicas, de alta precisão, e permitem um diagnóstico assertivo.

Benefícios da odontologia digital

Você deve ter percebido que a odontologia traz uma série de benefícios, tanto para os dentistas, como para os pacientes.

 

Vamos nos aprofundar um pouco mais nesses benefícios:

Tratamentos mais rápidos

O uso de recursos tecnológicos na odontologia reduz muito o tempo dos tratamentos. Procedimentos como a colocação de lentes de contato, por exemplo, podem ser feitos em 2 ou 3 sessões usando um software específico para o planejamento.

Resultados mais eficazes

A odontologia digital permite que o dentista simule os resultados do tratamento pelo computador. Isso aumenta a previsibilidade dos resultados, diminui erros e oferece resultados precisos.

Procedimentos menos invasivos

A odontologia digital resulta em tratamentos menos invasivos, como é o caso da cirurgia guiada. O tratamento se torna mais confortável para o paciente, durante e no pós-operatório. Como o procedimento é sem cortes, não há necessidade de pontos.

Restaurações da cor exata dos dentes

Fazer uma restauração cujo resultado fica diferente da cor natural do dente é uma situação chata, não é mesmo? Afinal, a gente quer um resultado perfeito. 

A técnica convencional para escolha da cor correta é passível de erros e, por isso, pode ser que a restauração não fique igual a cor do dente, bem do jeito que você esperava.

Mas a odontologia digital também permite isso, um processo digital sem erros, usando um software capaz de capturar a cor exata do dente. A partir disso, a restauração é feita nesta exata tonalidade do seu sorriso.

A odontologia digital no Hospital do Dente

O seu dentista usa alguma técnica de odontologia digital para facilitar a sua vida? Se ainda não, fique atento. Os melhores consultórios odontológicos estão aderindo à tecnologia para que seja possível oferecer agilidade, praticidade e conforto aos seus pacientes.

 

Não apenas isso. A tecnologia na sala do dentista também proporciona resultados muito mais satisfatórios. 

 

E é justamente isso que a gente quer quando vai ao dentista, não é mesmo? Sair de lá com aquele sorriso do jeitinho que a gente sonhou.

 

Todos os Hospital do Dente OdontoTop contam com equipamentos tecnológicos de ponta e profissionais altamente capacitados para planejar e executar qualquer tratamento dentário que você queira - ou precise.

 

Quer ver de perto como funciona um atendimento odontológico digital? Encontre um Hospital do Dente OdontoTop perto de você e agende sua avaliação.