Tratamento de canal: quando, como e porque fazer

Procedimentos

Tratamento de canal: quando, como e porque fazer

Acredito que você já ouviu falar desse tratamento bucal, o bem conhecido tratamento de canal faz parte da endodontia, que nada mais é que uma especialidade que irá tratar doenças e lesões na polpa do seu dente.

E o tratamento de canal pode trazer muitas dúvidas ao paciente, como por exemplo: Sentirei dor ao fazer esse procedimento? Quando é necessário me submeter a esse tratamento? Preciso ir várias vezes ao dentista para solucionar esse problema?

Pois bem, chegou a hora de descobrirmos todas essas questões.

Continua aqui comigo e vem saber TUDO sobre tratamento de canal!

Quando é preciso fazer tratamento de canal?

O caso mais comum para o tratamento de canal é quando a polpa do dente está doente ou morta, mas vamos conhecer todos os casos em detalhes.

Antes deixa eu te explicar o que é a “polpa do dente”. Essa é uma parte interna do dente, onde estão localizadas as células, vasos, nervos e fibras e o tratamento de canal é feito nessa região.

Vamos para as possíveis causas que levam a esse procedimento:

• O dente sofre uma fratura – seja por algum impacto externo, problemas na arcada dentária ou até mesmo agravamento de bruxismo no paciente;

• Morte da polpa dentária, ou degeneração avançada – nesse caso, o paciente nem sempre sente dor, mas é identificada uma lesão local que pode causar infecção;

• Cárie em estado avançado – podemos perceber uma inflamação local ou até mesmo uma infecção. O dente do paciente fica muito sensível.

É fundamental uma visita ao dentista para solucionar essas questões.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas são dor e sensibilidade – tanto para o consumo de alimentos frios quanto quentes.

Mas também pode haver vermelhidão na região, formação de pus, mau hálito e dificuldade para abrir a boca. O escurecimento do dente também é perceptível, além de desconfortos locais.

Mas o importante é sempre lembrar: surgiu algum incômodo na região bucal?

Se a resposta é sim, procure um dentista o mais breve possível. Quanto antes o problema for detectado, mais simples será o tratamento.

O tratamento de canal dói?

A pergunta mais temida por nós: “Vai doer?”

Durante o procedimento o paciente não sente dor, pois o dentista irá anestesiar a área afetada, então podemos nos tranquilizar.

Após o tratamento de canal, que consiste na remoção da polpa, o paciente não deve mais sentir dor ou sensibilidade, pois também são retiradas as terminações nervosas e circulação sanguínea.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de idas ao dentista varia em cada caso, pois depende da extensão da lesão, de quanto a polpa do dente está afetada, da quantidade de canais e raízes do dente.

Em muitos casos, com uma ou duas consultas o dentista já resolve o problema.

Um dente com canal tratado é mais fraco do que os outros?

Sim, ele tem mais probabilidade de quebrar ou fraturar do que um dente normal.

Muitas vezes o tratamento de canal é o único recurso para salvar um dente, e quem vai saber dizer isso para você com toda a propriedade, é o seu dentista.

Quando o paciente sabe que precisa de tratamento de canal, ele pode ficar receoso, pois pode ser associado a dor e incômodo.

Mas a realidade é que, se você procurar um bom dentista, preparado com as últimas técnicas odontológicas, cada vez mais voltadas para o bem estar do paciente, o seu tratamento de canal vai ser tranquilo.

Não tenha medo de fazer um tratamento de canal; tenha medo de ficar com o dente doente e, possivelmente, perdê-lo.

Como é feito o tratamento de canal?

Você quer saber o exato passo a passo de um tratamento de canal para se sentir mais preparado? Confere aqui comigo:

1. Ao chegar no consultório do dentista, o paciente recebe anestesia para não sentir nenhuma dor ou desconforto durante o tratamento. O único incômodo será a aplicação de anestesia. Mas a notícia boa é que boas clínicas, como a OdontoTop, têm até anestesia para a anestesia. Essa primeira anestesia consiste em uma “pomadinha” anestésica, que deixa a região amortecida e você nem sente a picadinha para a anestesia principal.

2. Depois que o paciente estiver devidamente anestesiado, o dentista abre a coroa do dente e retira toda a polpa danificada, infeccionada ou morta. Por meio de uma broca odontológica ele fará essa abertura no dente. Mas calma, você sentirá somente uma pressão, zero dor.

3. Os canais são limpos e alargados com uma lima endodôntica muito fina. Aqui seu dentista irá utilizar água para remover todo e qualquer resquício que ficou após a retirada da polpa.

4. Se necessário, a abertura do dente é fechada com uma restauração temporária para proteger a região até a próxima consulta. Essa restauração temporária irá prevenir que o dente seja contaminado novamente.

5. Na consulta seguinte, o dentista vai tirar a restauração provisória e preencher os canais e a câmara pulpar. Aqui é feita restauração definitiva e colocada uma coroa nesse dente.

6. Após a obturação dos canais, o dentista vai restaurar o formato e a cor do dente para obter um resultado natural, harmonioso e bonito.

E está feito o seu tratamento de canal!

Agora tudo o que o paciente precisa fazer é seguir todas as recomendações do dentista para uma recuperação completa e saudável.

Se bem feitos, os dentes com canais tratados podem durar a vida inteira, mas ainda é preciso ter todos os cuidados de higiene, pois um dente tratado continua suscetível a cáries.

A saúde bucal tem papel fundamental na saúde do corpo todo.

Ela interfere na fala, mastigação e respiração. Além disso, a boca é a maior cavidade do corpo com contato direto com o meio ambiente. Ou seja, é a porta de entrada para bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.

Más condições de higiene oral podem causar doenças bucais, que podem levar a doenças cardiovasculares e diabetes.

Para manter a saúde bucal, os bons hábitos diários são indispensáveis:

• Escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir;

• Usar fio dental e enxaguante bucal com flúor;

• Ir ao dentista a cada 6 meses - não espere sentir dor.

Além disso, sempre que surgir um problema, procure um dentista e, se for preciso fazer um tratamento de canal, vá sem medo! Procure a unidade do Hospital do Dente mais perto de você e agende logo sua consulta.